Semas divulga iniciativas selecionadas para segunda edição do Bio Business Pará 2023
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) divulgou nesta sexta-feira, 3, as iniciativas selecionadas, por meio de edital, para participarem da segunda edição do Bio Business Pará 2023. O evento, que ocorrerá no dia 16 de março, tem a finalidade de estimular a bioeconomia na Amazônia e promover o intercâmbio de experiências e perspectivas de oportunidades de setores relacionados à bioeconomia.
Uma das novidades do evento foi o processo seletivo de iniciativas de bioeconomia, direcionado a startups, produtores rurais, comunidades locais e povos indígenas, associações e cooperativas, micro e pequenas empresas, oriundos das 12 regiões de integração do Estado. As iniciativas inscritas foram avaliadas por um comitê formado pelas instituições organizadoras com base em critérios definidos no edital, buscando alcançar iniciativas ligadas à Bioeconomia de forma descentralizada e democrática.
O Bio Business contará com painéis dinâmicos para possibilitar diversas apresentações e atividades simultâneas voltadas a oportunidades de negociações, abordando temas como Mercado, Produção, Investimento e Inovação. Especialistas discutirão o desenvolvimento de uma economia sustentável na região, que valorize a floresta em pé e possa gerar renda para as populações locais. Haverá ainda desfile com a temática da sustentabilidade e atrações culturais.
Ao investir nos produtos prioritários da biodiversidade para fomentar a bioeconomia, o governo do Pará trabalha para a criação do Parque de Bioeconomia e Inovação do Pará, uma das 92 ações previstas no PlanBio, que prevê a construção da Escola dos Saberes da Floresta no município de Santarém, Oeste do Pará. Estudos estimam que é possível alcançar R$ 178 bilhões até 2040 com a bioeconomia, o que evidencia o enorme potencial da região para o desenvolvimento sustentável.
Com informações da Agência Pará.