Governo do Pará entrega mais de 600 equipamentos de tecnologia para fortalecer serviços ambientais
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), realizou nesta quinta-feira (02/03) a entrega de mais de 600 itens de informática para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e o Instituto de Terras do Pará (Iterpa). Entre os equipamentos, estão monitores, impressoras multifuncionais, GPS de navegação, GPS Geodésico, HD externo e softwares, que irão fortalecer a gestão institucional e proporcionar mais eficiência aos serviços realizados por essas instituições.
A entrega foi realizada no Palácio do Governo, com a presença do chefe do executivo estadual e autoridades. O governador Helder Barbalho ressaltou a importância de agregar a tecnologia aos serviços ambientais para aprimorar a celeridade das ações e garantir o desenvolvimento sustentável do estado.
Os equipamentos foram adquiridos pelo Núcleo Executor do Programa Municípios Verdes, órgão vinculado à Semas, com recursos provenientes do Fundo Amazônia. Os itens destinados à Semas, como as impressoras multifuncionais e os monitores, serão entregues aos 62 municípios que aderiram ao Sistema de Licenciamento Ambiental (Sislam), também financiado pelo Fundo Amazônia.
O secretário de meio ambiente e sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida, destacou que os equipamentos beneficiarão os municípios participantes do Sislam, que receberão 100 impressoras e computadores para facilitar o licenciamento ambiental. O presidente do Iterpa, Bruno Kono, afirmou que os equipamentos fortalecerão as ações de regularização fundiária, tornando a prestação de serviço público mais ágil e eficiente.
O presidente da Emater, Joniel Abreu, também celebrou a chegada dos equipamentos, que permitirão a ampliação do trabalho desenvolvido pela empresa e garantirão maior eficiência na prestação de serviço público.
O projeto Programa Municípios Verdes, financiado pelo BNDES/Fundo Amazônia, teve quase R$ 10 milhões investidos para ações realizadas pela Semas, Iterpa e Emater ao longo de todo o período de execução do projeto. O sucesso do projeto demonstra a capacidade do Estado de atuar de forma conjunta entre os órgãos, e a diretora-geral do NEPMV, Jaqueline de Carvalho Peçanha, destacou que o projeto servirá como case de sucesso para futuros investimentos na gestão ambiental paraense.
Além disso, o Governo do Pará também conta com outros mecanismos de captação de recursos para fomentar investimentos na gestão ambiental, como o Fundo da Amazônia Oriental, que é um veículo de financiamento climático pautado em colaborações privadas, voltado para o fortalecimento das políticas públicas e das iniciativas sociais focadas em meio ambiente e desenvolvimento.
Com informações da Agência Pará.