IBGE encerra coleta de dados do Censo e inicia fase de apuração
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta terça-feira (01) que encerrou a coleta de dados do Censo Demográfico 2022. Ao todo, foram mais de 213 milhões de brasileiros entrevistados em todos os estados do país, durante o período de um ano. A coleta foi feita tanto de forma presencial quanto online, com o objetivo de traçar um perfil completo da população brasileira.
Com o fim da coleta de dados, o IBGE iniciou a fase de apuração das informações. O trabalho agora é de tabulação e análise dos dados, que vão servir de base para a formulação de políticas públicas em diversas áreas, como saúde, educação e transporte. O instituto já adiantou que os resultados finais serão divulgados em 2024.
O Censo Demográfico é realizado a cada dez anos e tem como objetivo conhecer a realidade do país em diversos aspectos, como a quantidade de pessoas que vivem em cada município, a distribuição etária, a cor e a renda. Com esses dados, é possível traçar um perfil completo da população brasileira e, assim, planejar políticas públicas mais eficientes.
De acordo com o presidente do IBGE, Eduardo Rios-Neto, o Censo de 2022 é o mais completo já realizado pelo instituto. “Fizemos um trabalho minucioso, com uma equipe dedicada e empenhada em realizar a coleta de dados da forma mais precisa possível. Agora, nosso foco é na apuração das informações para que possamos fornecer dados confiáveis e precisos para o país”, afirmou.
O encerramento da coleta de dados do Censo Demográfico 2022 representa um passo importante para o planejamento de políticas públicas no Brasil. Agora, com a fase de apuração das informações em andamento, é possível esperar por resultados precisos e confiáveis, que vão servir de base para o desenvolvimento do país nos próximos anos.
Fonte Agência Brasil.