Pará

Governo do Pará inicia cadastramento de famílias em Abaetetuba ao Programa Recomeçar

O município de Abaetetuba, no Pará, foi abalado por um deslizamento de terra na última sexta-feira (25), deixando cerca de 360 pessoas desalojadas. Para auxiliar essas famílias, o Governo do Pará iniciou nesta quarta-feira (01) o cadastramento para o Programa Recomeçar. Esse recurso, no valor de um salário mínimo, será destinado à recomposição dos danos estruturais em moradia e/ou em bens de uso doméstico, e será pago em parcela única pelo Banco do Estado do Pará. A expectativa é que o pagamento seja realizado até o final desta semana, em caráter de urgência.

Enquanto isso, equipes do Corpo de Bombeiros Militar monitoram o trabalho dos técnicos da Equatorial Energia, concessionária de energia elétrica, para a reestruturação de uma torre de transmissão que tombou na área em virtude da movimentação da terra após o deslizamento. O tombamento da torre deixou cerca de 450 moradores das ilhas de Sirituba e Tabatinga sem energia desde o último domingo (26). Mergulhadores dos Corpo de Bombeiros inspecionaram o trabalho dos técnicos da concessionária, e uma balsa e um guindaste foram utilizados para estabilizar a estrutura. O trabalho deve ser concluído nos próximos dias.

Além disso, a Defesa Civil Estadual isolou três residências que ficam às margens do Rio Maratauíra, em Abaetetuba, por medida de segurança. As casas de madeira foram desocupadas, e os moradores foram realocados e encaminhados para inscrições em programas de assistência social. Com isso, sobe para 111 o número de casas interditadas. O subcomandante do 15° Grupamento de Bombeiros de Abaetetuba, major Sidney Perna, afirmou que todas as famílias terão direito à assistência oferecida pelo Governo do Pará e pela Prefeitura de Abaetetuba.

O governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan, ao lado de secretários estaduais e autoridades municipais, visitaram as áreas atingidas ainda na segunda-feira (27) e determinaram celeridade nas ações de apoio às famílias, bem como diálogo contínuo com entidades inseridas no processo de reestruturação. Fazem parte das ações o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e Companhia de Habitação do Pará (Cohab).

Em momentos de crise, a união entre os órgãos públicos e a comunidade é fundamental para ajudar aqueles que mais precisam. O Governo do Pará vem demonstrando essa união e comprometimento ao oferecer assistência e soluções aos moradores de Abaetetuba. Esperamos que as ações desenvolvidas ajudem as famílias a se reerguerem após essa tragédia e a terem uma vida digna novamente.

COm informações da Agência Pará.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »