Deputados apresentam requerimentos em benefício de Abaetetuba, Alenquer e o sul do Pará
Desde o último dia 26 de fevereiro, o município de Abaetetuba, no Pará, tem sido motivo de discussão em todo o estado. O deslizamento de terra nos bairros de São João e São José deixou 108 famílias desabrigadas, gerando uma situação de calamidade instalada. Para ajudar as famílias desalojadas, a deputada Lívia Duarte apresentou um requerimento para a criação de uma Comissão Externa de deputados para acompanhar a situação.
Segundo a parlamentar, a comissão terá o papel de pensar soluções efetivas e eficazes para o problema da moradia em Abaetetuba, já que esse é o segundo episódio em menos de dez anos. A deputada sugeriu a construção de um conjunto habitacional, com o apoio do Ministério das Cidades, para remanejar as famílias afetadas e em áreas de risco. Além disso, ela defendeu a criação de políticas públicas estruturantes que façam estudos geológicos e topográficos na região.
A situação em Abaetetuba mostra a importância de ações imediatas e efetivas para ajudar as famílias que estão em situação de vulnerabilidade. A criação da comissão de deputados é um passo importante nessa direção e esperamos que soluções sejam encontradas o mais breve possível para garantir o direito das famílias desalojadas.
Outros assuntos também foram abordados na Assembleia Legislativa do Pará. A deputada Maria do Carmo falou sobre a crise na saúde no município de Alenquer, onde o único hospital da cidade está prestes a fechar as portas devido a salários atrasados e falta de medicação. Já o deputado Aveilton Sousa propôs a criação de uma Frente Parlamentar Mista da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará para fomentar o interesse da sociedade ligada ao setor agropecuário.
Com informações da ALEPA.