Pará

Primeira Roda de Conversa da Procuradoria da Mulher da Alepa

A Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Pará realizou a primeira Roda de Conversa com a equipe do Núcleo de Gênero da Defensoria Pública do Estado do Pará e o Grupo Reflexiva, formado por mulheres atendidas pelo núcleo, com o objetivo de ouvir as mulheres vítimas de violência doméstica e receber sugestões sobre ações e políticas públicas para atender suas necessidades. A reunião contou com a presença de quatro das sete deputadas que integram a Bancada Feminina, que se comprometeram a ser a voz de todas as mulheres nesse parlamento.

A coordenadora do NUGEM destacou que o encontro demonstra a intenção do Legislativo de dar espaço para discutir os direitos e interesses das mulheres, em especial, as vítimas de violência doméstica. A Secretária Legislativa da Alepa relembrou as ações desenvolvidas na Alepa graças ao trabalho da Procuradoria da Mulher e da Bancada Feminina, como a criação do Conselho Estadual da Mulher.

As mulheres atendidas pela Defensoria Pública e que integram o Grupo Reflexiva vieram para a reunião com uma pauta de reivindicações, incluindo auxílio financeiro para as vítimas de violência doméstica que são dependentes financeiramente dos agressores e criação de uma política de incentivo e ampliação dos serviços psicossociais.

A servidora pública Joyce Danielle destacou a importância de ter espaço para falar da realidade das mulheres vítimas de violência doméstica e da ajuda que necessitam para reconstruir suas vidas. D. Ana Lúcia, de 64 anos, enfatizou a necessidade de apoio financeiro para conseguir refazer sua vida após suportar uma relação abusiva durante 40 anos. A Procuradora da Mulher, Paula Titan, destacou que serão verificadas quais ações imediatas podem ser tomadas para ajudar nas questões mais urgentes.

A primeira Roda de Conversa da Procuradoria da Mulher da Alepa com a equipe do Núcleo de Gênero da Defensoria Pública do Estado do Pará e o Grupo Reflexiva foi um importante passo para ouvir as mulheres vítimas de violência doméstica e receber sugestões sobre ações e políticas públicas para atender suas necessidades. A reunião contou com a presença de parlamentares comprometidas em ser a voz de todas as mulheres no parlamento e teve como resultado uma pauta de reivindicações que serão avaliadas com critérios técnicos e jurídicos para a elaboração de Projetos de Lei. É importante que as demandas dessas mulheres sejam levadas a sério e que ações sejam tomadas para garantir seus direitos e sua segurança.

Com informações da Alepa.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »