Prefeitura de Ananindeua lança Plano Municipal pela Primeira Infância para promover desenvolvimento infantil
A Prefeitura de Ananindeua, no Pará, lançou nesta segunda-feira (27) o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) 2022-2032, durante o encerramento das pré-conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente, no teatro da Usina da Paz Icuí. O objetivo é proporcionar uma primeira infância plena, estimulante e saudável para as crianças do município, principalmente para aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade.
Segundo o prefeito, doutor Daniel Santos, a implementação do PMPI é fundamental não só para a proteção da primeira infância, mas para o futuro da cidade. O plano é o resultado de um trabalho de dois anos, realizado por meio do envolvimento das diferentes Secretarias e órgãos públicos da administração municipal, poderes Legislativo, Judiciário e sociedade civil, com o Comitê Intersetorial do Plano Municipal da Primeira Infância, e o intuito de gerar ações efetivas para crianças de 0 a 6 anos, fazendo a diferença para a vida delas e lançando metas e objetivos para serem cumpridos em 10 anos.
A secretária de Cidadania, Assistência Social e Trabalho, Marisa Lima, destacou que o plano é a materialização de um compromisso assumido desde o início do mandato do prefeito. Segundo ela, o município já vem avançando nessa política, com inaugurações e reformas de escolas, unidades de Saúde, CRAS e CREAS, entre outros, e o PMPI vai poder orientar melhor a gestão, para que tenham indicadores que permitam caminhar na direção correta.
O plano também enfatiza o Programa Mãe Ananin, que visa reduzir a mortalidade materna e infantil, por meio de uma assistência intersetorial, que envolve as Secretarias de Saúde, Assistência Social e de Transporte à gestante, durante toda a gravidez, incluindo o período pré-natal, parto e pós-parto. Além disso, o programa acompanha o bebê até os 24 meses de vida.
Com a implementação do PMPI, a Prefeitura de Ananindeua espera garantir um futuro mais promissor para as crianças do município, especialmente aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade. O plano é um importante passo para a construção de uma cidade mais justa, equitativa e desenvolvida, que valorize a primeira infância e proporcione às crianças as condições necessárias para um desenvolvimento pleno e saudável.
Com informações da Prefeitura de Ananindeua.