Governador do Pará dá início à vacinação com Bivalente Pfizer
Governador Helder Barbalho foi à Unidade Básica de Saúde da Pedreira reiterar a importância de a população continuar se vacinando contra a doença
Na tarde desta terça-feira (28), o governador Helder Barbalho deu início à campanha de vacinação com o imunizante Pfizer Bivalente no Pará. O evento simbólico ocorreu na Unidade Básica de Saúde da Pedreira, em Belém, e é uma continuação da campanha de imunização contra a Covid-19.
Nesta primeira fase da campanha, serão contempladas pessoas com mais de 70 anos, membros de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, imunocomprometidas e idosos que vivem em instituições de longa permanência. Durante o evento, a aposentada Ruth Lameira, de 76 anos, foi uma das primeiras a receber a vacina Bivalente e afirmou que a presença do governador foi um incentivo para se vacinar.
O calendário vacinal foi destacado pelo governador durante o evento. Na segunda fase da campanha, serão imunizadas pessoas de 60 a 69 anos de idade. Na terceira etapa, serão as gestantes e puérperas, seguidas pelos trabalhadores da área de saúde na quarta fase. Na quinta e última fase, serão contempladas as pessoas com deficiência permanente.
Mais 59 municípios do estado também receberam doses da vacina Bivalente nesta terça-feira. Uma nova remessa da vacina está prevista para chegar ainda nesta semana a Belém, com 387.700 doses enviadas pelo Ministério da Saúde para abastecer os demais municípios que ainda não receberam a vacina.
O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, reiterou a importância da cobertura vacinal e pediu que os municípios reforcem suas estratégias de vacinação. A vacina Bivalente é considerada uma dose de reforço, e para receber o imunizante é preciso estar com o esquema vacinal básico em dia, tendo a última dose tomada há mais de quatro meses.
Com a chegada da vacina Bivalente, o Pará dá continuidade à campanha de imunização e segue empenhado em proteger a população da covid-19 e suas variantes. A vacinação é uma das principais estratégias para o controle da pandemia, e o governo do estado pede que a população fique atenta ao calendário vacinal e dê prosseguimento à vacinação.
Com informações da Agência Pará.