Deputados protocolam pedido de CPI para investigar invasões em Brasília
Um grupo de deputados acaba de protocolar na noite dessa segunda-feira 27 de fevereiro um pedido de criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos de ação e omissão ocorridos no dia 8 de janeiro em Brasília. O requerimento, liderado pelo deputado federal André Fernandes, do PL, conta com a assinatura de 185 deputados e 33 senadores, e agora precisa ser analisado pelo presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.
Apesar de já haver uma CPI em andamento na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o governo federal nunca se mostrou favorável à instauração de uma CPI a nível federal. Agora, com as assinaturas necessárias em mãos, tudo indica que é a oposição tentando impor essa CPI para investigar exatamente o que aconteceu no dia 8 de janeiro em Brasília.
Os eventos do dia 8 de janeiro envolveram invasões em Brasília, com a população tomando o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. Muitos especialistas, inclusive, defenderam uma comissão nos moldes daquela que foi instaurada nos Estados Unidos para analisar a invasão ao Capitólio.
No entanto, houve uma reavaliação por parte dos governistas, principalmente do entorno do presidente, que julgaram melhor não se envolver com o tema. Afinal, como diz a máxima, uma CPI a gente sabe como começa, mas não sabe como termina. Há uma avaliação dentro dos governistas de que tudo que aconteceu no dia 8 de janeiro pode, de alguma maneira, respingar em alguma irregularidade ou negligência por parte de órgãos do próprio governo federal.
A expectativa agora é que a CPI possa esclarecer os fatos e as responsabilidades pelos eventos do dia 8 de janeiro, para que medidas sejam tomadas a fim de evitar que algo similar volte a acontecer no futuro.
Com informações do vídeo da CNN no Youtube.