Brasil

Projeto Recicla Sapucaí entra para o Guinness como maior ação de reciclagem de latas de alumínio do mundo

O Projeto Recicla Sapucaí, que promoveu o descarte correto de resíduos sólidos durante o Carnaval deste ano no sambódromo do Rio de Janeiro, conquistou o título de maior ação de reciclagem de latas de alumínio do mundo. Durante os desfiles das escolas de samba da Série Ouro e do Grupo Especial, estima-se que foram recolhidas cerca de 10 toneladas de latas, que serão destinadas à reciclagem.

A iniciativa reúne catadores de materiais recicláveis e conta com o apoio de diversas entidades, como o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) e a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio do programa internacional Cada Lata Conta.

O título de maior ação de reciclagem de latas de alumínio do mundo será entregue ao Serviço Social do Comércio do Rio de Janeiro (Sesc RJ), que liderou a iniciativa. A adjudicadora oficial do Guinness Book, Camila Borenstain, fará o anúncio oficial durante o Desfile das Campeãs, na Marquês de Sapucaí.

De acordo com o governo do Rio de Janeiro, foram coletadas cerca de 7 toneladas de latinhas nos quatro dias de desfiles, além de outros resíduos como garrafas de vidro, óleo vegetal e outros materiais em 15 máquinas Retorna Machine.

O Sesc RJ informa que toda a renda obtida com a reciclagem será revertida aos 108 catadores contratados para a ação, com uma renda média de R$ 700 para cada um. A conquista do título mundial é um grande reconhecimento para o projeto, que tem como objetivo promover a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Com informações da Agência Brasil.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »