Ponte do Outeiro, construída durante gestão de Jader Barbalho, é modernizada e reinaugurada por Helder Barbalho em Belém
A Ponte Enéas Martins, também conhecida como Ponte de Outeiro, construída durante o mandato do governador Jader Barbalho entre 1991 e 1994, foi reinaugurada neste domingo (26) pelo atual governador Helder Barbalho. A estrutura, que cruza o Rio Maguari, entre os distritos de Icoaraci e Outeiro, na Região Metropolitana de Belém, foi completamente renovada após ser interditada em fevereiro do ano passado devido a danos causados por uma colisão com uma balsa.
Com a construção da ponte durante o mandato do governador Jader Barbalho entre 1991 e 1994, a região passou a contar com uma importante via de acesso entre a cidade de Belém e a Ilha do Outeiro, que é uma das maiores ilhas fluviais da região metropolitana de Belém.
“Muitas vezes eu pensei e pensei que tudo seria tão mais fácil se houvesse uma ponte para que as famílias pobres pudessem ter acesso rápido e assim mais tempo de lazer. Confesso que quando construí a ponte, não pensei em progresso ou desenvolvimento do distrito. Pensei na população mais pobre, nas crianças e jovens. Pensei no quanto o lazer faz bem à saúde. E pensei, também, na população da ilha, isolada do continente por menos de 500 metros, sem poder escoar sua produção ou receber gêneros com rapidez e segurança, porque a balsa de vez em quando sofria algum tipo de acidente ou avaria. Também era muito sofrimento para os moradores da ilha que precisavam vir a Belém diariamente”. Lembrou o Senador Jader Barbalho.
A ponte é uma importante ferramenta para a mobilidade de pessoas e mercadorias entre as duas regiões, além de impulsionar o turismo local. A construção da ponte beneficiou o comércio local e o setor de serviços, gerando empregos e renda para a população e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.
A interdição para reconstrução da ponte causou transtornos para os moradores e comerciantes da região, mas a reinauguração da estrutura traz uma nova perspectiva para a comunidade, que agora conta com uma ponte moderna e segura para a mobilidade e o turismo.
Segundo o governo estadual, a ponte foi reerguida adotando o processo de estaiamento, que consiste na utilização de cabos de aço nas quatro direções, garantindo a vida útil da estrutura para o futuro. O sistema trava o andaime (fixador), evitando que se mova em qualquer sentido. O novo projeto arquitetônico foi desenvolvido para melhorar a segurança e a estabilidade da ponte.
Nova estrutura.
São 16 cabos, com cerca de duas toneladas cada um, que foram fixados em um mastro central com 50 metros de altura. O método permitiu que o vão entre os pilares sob a ponte passasse de 60 metros para 100 metros, criando dois canais de navegação – um de 100 metros e outro de 80 metros -, para impedir novos choques com embarcações, como ocorreu há um ano, quando uma embarcação colidiu e derrubou um dos pilares de sustentação da estrutura.
A ponte do Outeiro tem 360 metros de extensão e fica a 12 metros de altura da laje da ponte até o rio. Durante a obra, além da mudança no projeto arquitetônico para o sistema de estais, foram feitos ainda: revitalização dos pilares remanescentes, retirada de pilares excedentes ( desnecessários para o processo de estais), pintura de passarela de pedestres e ciclovias, novo pavimento asfáltico e nova iluminação.