Comitê de Investimentos do IPMB busca melhores oportunidades no mercado financeiro
O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) está buscando alternativas para rentabilizar os recursos financeiros do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Belém, destinados ao pagamento de proventos (aposentadorias e pensões por morte). Para isso, o Comitê de Investimentos (Cominvest) do IPMB tem recebido representantes de instituições financeiras, a fim de conhecer produtos e serviços disponíveis no mercado e avaliar oportunidades novas de investimentos, com segurança e menos riscos.
O Cominvest, órgão de assessoramento da Presidência do IPMB, é responsável pela definição da política de investimentos e distribuição dos fluxos de recursos financeiros do Instituto, buscando alcançar a chamada meta atuarial, ou seja, a estimativa de desempenho que os investimentos feitos pelo plano de previdência devem alcançar para que consiga cumprir com os pagamentos de benefícios. “Quanto mais diversificarmos nossa carteira de investimentos, mais chances teremos de alcançar a meta”, destaca o coordenador do Comitê, Fernando Leite.
Uma das responsabilidades do Comitê de Investimentos é estabelecer diálogos com entidades financeiras, ouvir propostas de instituições interessadas em atuar com o RPPS de Belém e avaliar aquelas que possam oferecer aos segurados da Previdência Municipal os melhores serviços disponíveis no mercado. “Iremos analisar junto à nossa consultoria de investimentos em busca de novas oportunidades”, enfatizou Leite.
Segundo Antônio Carlos Muhlert, gerente regional de uma das instituições financeiras recebidas pelo IPMB, a iniciativa da entidade previdenciária é positiva. “O objetivo é agregar valor para que melhore a rentabilidade dos fundos de investimento, para aumentar o patrimônio líquido financeiro do Instituto. A consequência é a segurança para o futuro dos servidores efetivos e daqueles que já são aposentados”, destacou.
Com informações da Prefeitura de Belém.