Embaixador russo descarta novo conflito nuclear e defende estabilidade global
Russos atribuem responsabilidade da guerra aos EUA e ao avanço da OTAN.
Com base na entrevista concedida pelo embaixador da Rússia, Mikhail Ulyanov, à Agência Brasil, o diplomata afirmou que a Rússia descarta um novo conflito nuclear e que seu país não tem interesse em desencadear uma corrida armamentista.
Segundo Ulyanov, a Rússia tem uma postura responsável e sua política externa é direcionada para a cooperação internacional e o respeito mútuo com outras nações. O embaixador ressaltou que a Rússia valoriza muito a estabilidade estratégica global e regional e, por isso, defende o diálogo com os Estados Unidos e outros países.
Ulyanov destacou ainda que a Rússia tem sido ativa no combate ao terrorismo e no desarmamento nuclear, apoiando a extensão do Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START III) com os Estados Unidos, que foi assinado em 2010. O embaixador destacou que, se houver interesse dos Estados Unidos em estender o acordo, a Rússia estará disposta a discutir o assunto.
No entanto, o embaixador afirmou que a Rússia não aceita a ampliação do escopo do tratado para incluir armas não nucleares, como sugere o governo dos Estados Unidos. Ulyanov explicou que o START III é um tratado de desarmamento nuclear, e que é importante manter o foco em armas nucleares, que são as armas de destruição em massa mais perigosas e que representam a principal ameaça à segurança global.
Por fim, o embaixador afirmou que a Rússia tem interesse em manter uma relação construtiva com os Estados Unidos e outros países, baseada no respeito mútuo e no diálogo. Ele ressaltou que a estabilidade estratégica global e regional é um tema importante para a Rússia e que seu país continuará a trabalhar ativamente para promovê-la.
Com base na entrevista concedida pelo embaixador Labetskiy à Agência Brasil.