Devs Norte realiza encontro bem-sucedido para conectar profissionais de tecnologia na região Norte
No sábado, 25 de fevereiro, a Devs Norte realizou o 7º encontro, o primeiro meetup do ano de 2023, em parceria com o CESUPA, em Belém, com o objetivo de conectar profissionais e estudantes de tecnologia na região Norte, impulsionando suas carreiras e projetos.
Durante o evento, foram realizadas palestras sobre Análise de Cluster por Gustavo Ramos e Padrões de Concorrência em Go por Walter Junior. O resultado da dinâmica aplicada no encontro, chamada Fishbowl (aquário), foi excelente e muito bem aceita pelos participantes.
O Fishbowl é uma metodologia ativa de discussão em grupo que promove o diálogo e a troca de experiências entre os participantes, permitindo revisar conteúdos e estimulando o protagonismo dos alunos em um aprendizado colaborativo e dinâmico. Para aplicá-lo, a sala deve ser organizada em círculos, conforme o número de estudantes, e o círculo central deve ser composto por cinco cadeiras, formando um aquário.
Três discentes voluntários devem se sentar nas cadeiras do círculo interno, deixando uma delas sempre vazia. O docente apresenta questões a serem discutidas pelo grupo, e apenas as pessoas sentadas no círculo interno podem falar e contribuir na discussão sobre o tema. Os demais estudantes escutam e observam ativamente as discussões, podendo realizar anotações. Caso alguém do círculo externo queira participar da discussão, deve sentar-se na cadeira vazia. E, obrigatoriamente, um dos participantes do círculo interno deverá desocupar uma cadeira, sentando-se no círculo externo. Dessa forma, as pessoas que queiram participar da discussão vão trocando de lugar.
No ensino remoto, a dinâmica pode ser mantida substituindo as cadeiras pelas janelas de vídeo de cada estudante. Três estudantes voluntários devem manter suas câmeras abertas, com direito à fala, enquanto os demais permanecem com as câmeras fechadas, observando a discussão. O estudante ouvinte que desejar participar da discussão utiliza a ferramenta “levantar a mão” e abre sua câmera, adquirindo o direito à fala. Um dos estudantes com fala ativa fecha sua câmera, se retirando da discussão e assumindo o papel de ouvinte, deixando aberta a possibilidade para outros entrarem.
O Fishbowl pode ser utilizado para revisão de conteúdo, resolução de questões, discussão de casos clínicos, rodas de conversa e fechamento de apresentações de trabalhos. A dinâmica foi aplicada com a temática sobre como conseguir a primeira oportunidade na área de tecnologia, proporcionando uma troca rica de experiências e conhecimentos entre os participantes. O encontro foi um sucesso e promete ser um momento único para juntar habilidades, conhecimentos e experiências na área de tecnologia.