Operação Curupira combate desmatamento e exploração ilegal no Pará
No último dia 15 deste mês, o Governo do Estado do Pará, por meio das Secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), deflagrou a Operação Curupira com o objetivo de combater o desmatamento, a exploração ilegal de recursos naturais, incêndios florestais e outros atos ilícitos que causam impactos à natureza na região da Área de Proteção Ambiental (APA) “Triunfo do Xingu”, localizada em áreas pertencentes aos municípios de São Félix do Xingu e Altamira.
Cerca de 45 agentes dos órgãos do sistema de segurança pública do estado, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria de Fazenda e Adepará foram mobilizados para as ações diárias a partir da base fixa instalada em São Félix do Xingu. A estratégia de manter bases fixas nos pontos estratégicos dos municípios tem sido o diferencial na Operação Curupira, já que reforça a presença do Estado de forma permanente para inibir as ações criminosas na área.
“No período de 15 a 22 deste mês, foram efetuadas mais de 150 abordagens a pessoas e carros, motocicletas e caminhões nas barreiras de fiscalização; também foram apreendidos 35 gados, 100 sacas de carvão e 11 de cacau sem nota fiscal, bem como o caminhão que transportava a carga. Durante as incursões, também foram embargadas 3 áreas de garimpo”, informou a Segup em nota.
As incursões continuam sendo realizadas diariamente em áreas pré-estabelecidas nos alinhamentos feitos na base fixa, que reúne os órgãos ambientais, de fiscalização e o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds), além nas barreiras em vias que são acessos às áreas fiscalizadas. O uso de drones com visão termal está contribuindo para a visualização das equipes de solo, além do suporte garantido pelas equipes do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) que realizam sobrevoos nas áreas de interesse nas ações.
A Operação Curupira chegará ao município de Uruará no próximo sábado (25), com a implantação da segunda base fixa e ainda com as ações planejadas especificamente para as áreas do município. A terceira base está prevista para ser implantada até a segunda semana de março, no município de Novo Progresso.
A Operação Curupira é fundamental para a preservação do meio ambiente e das populações indígenas da região da APA Triunfo do Xingu, que sofrem com as atividades ilegais que causam danos à natureza e a sua subsistência. A atuação integrada dos órgãos do Estado na operação reforça o compromisso do Governo do Pará em combater os crimes ambientais e garantir a conservação dos recursos naturais. A implantação de bases fixas em pontos estratégicos dos municípios tem sido uma estratégia eficiente para reforçar a presença do Estado e inibir as ações criminosas na região. A sociedade tem um papel importante nesse processo, denunciando práticas ilegais que causam danos à natureza.
Com informações da Agência Pará.