Pará

“Lá Vem Ela”: o jogo eletrônico que retrata a relação cultural do belenense com a chuva

O alerta “Corre, que lá vem ela!” é muito comum em Belém, no Pará, quando o céu fica carregado de nuvens e a chuva está prestes a cair. Foi essa relação cultural dos habitantes de Belém com a chuva que inspirou a criação do jogo digital “Lá Vem Ela”. Desenvolvido pelos alunos do curso de Design, Davi Brito da Silva Lobo Gemaque e Rayara Lins da Silva Ribeiro, sob orientação da professora Brena Renata Maciel Nazaré, o game utiliza aspectos culturais da região para compor sua temática.

O jogo “Lá Vem Ela” é em formato pixel art e se passa na Avenida Nossa Senhora de Nazaré, uma das vias mais conhecidas da cidade. O objetivo do jogo é fazer o avatar correr para evitar tomar um banho de chuva. No caminho, a personagem precisa desviar de quedas de mangas, bueiros abertos e animais na via. O jogador é desafiado a coletar moedas jogadas no chão, chamadas de “boró” em Belém, para acumular pontos por distância percorrida.

Para desenvolver o game, a dupla realizou uma pesquisa com 115 pessoas que moram em Belém e se deslocam a pé, de ônibus e de carro. Noventa pessoas afirmaram sofrer com as incidências de chuva em seu cotidiano em Belém, principalmente em situações de ida para aula, trabalho e passeios. As avenidas onde os habitantes mais “pegaram chuva” foram as Avenidas Nazaré, Almirante Barroso, Augusto Montenegro e Doca (Visconde de Souza Franco).

Uma jogadora beta, a jornalista Marília Jardim, contribuiu para a avaliação do jogo. Ela destacou que o jogo é muito divertido e remete a uma nostalgia dos jogos de infância. Além disso, ela elogiou a trilha sonora, que mistura uma música brega com sons de joguinhos.

O feedback do público foi positivo e o jogo obteve cerca de 33 mil visualizações no Twitter. As pessoas se identificaram com a trilha sonora inspirada nos bregas marcantes da capital, com o cotidiano apresentado no jogo e com os personagens, inclusive um que veste a camisa do Paysandu. O público também deu sugestões para o jogo, como novos cenários, entre eles o Ver-o-Peso.

Após o feedback do público e conversas com o autor do game “Pega o Beco”, os desenvolvedores decidiram incluir o jogo em uma loja de aplicativos. Com isso, esperam participar mais do universo de desenvolvedores de jogos eletrônicos. Segundo Ray

Com informações da Agência Pará.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »