“Operação Carnaval” da Sespa leva prevenção e testagem de ISTs a foliões no Pará
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) encerrou a operação especial de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) realizada durante o Carnaval em Belém. A iniciativa contou com a distribuição de preservativos, materiais educativos e testagem para HIV, sífilis e hepatites virais em diferentes pontos turísticos do Pará.
De acordo com a coordenadora do Programa Saúde Por Todo o Pará e do Territórios pela Paz (TerPaz) da Sespa, Marilda Braga, a operação foi montada com o objetivo de levar saúde e prevenção para os principais destinos turísticos do estado. A avaliação da ação foi considerada um sucesso pela coordenadora, que destacou a adesão do público mais jovem.
A carreta do Programa TerPaz serviu de base para a operação da Sespa em Belém, no Circuito Mangueirosa. Durante os quatro dias de festividades, mais de 800 testes de ISTs foram realizados e quase 35 mil preservativos foram distribuídos apenas na capital do estado.
Ficamos felizes com a adesão da população mais jovem, que demonstra o interesse dessa parcela tão importante para o nosso futuro”
Marilda Braga, coordenadora do Programa Saúde Por Todo o Pará e do Territórios pela Paz
Além da operação em Belém, a Sespa realizou diversas parcerias com prefeituras em diferentes municípios para a distribuição de preservativos e de material educativo. A ação especial foi montada para levar saúde e prevenção aos foliões depois de dois anos sem Carnaval de rua no estado devido às restrições da pandemia da Covid-19.
Com informações da Agência Pará.