Pará

Forças de segurança estabelecem zona de exclusão para proteger tartarugas na Praia do Atalaia

Medida visa garantir a segurança da desova e eclosão dos filhotes de tartarugas marinhas, contribuindo para a preservação da espécie e da biodiversidade marinha.

A zona de exclusão estabelecida pela Segup e Detran na Praia do Atalaia, em Salinópolis, tem como objetivo garantir a segurança da desova e eclosão dos filhotes de tartarugas marinhas, que ocorrem durante a noite e ao amanhecer. A circulação de veículos na região pode prejudicar o processo de desova e eclosão dos ovos, colocando em risco a sobrevivência da espécie.

Por ser um importante local de desova das tartarugas marinhas na costa atlântica paraense, o atalho da Sofia é o local com maior concentração de pontos de desova na faixa de areia. Por isso, a implantação da zona de exclusão na ponta da Sofia é uma importante medida para garantir a proteção da fauna local e preservar a vida dos animais marinhos, além de contribuir para a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas marinhos da região.

A recomendação do Ministério Público do Pará de proibir a circulação de veículos no atalho da Sofia entre os meses de fevereiro e setembro, das 16h às 8h do dia seguinte, é uma medida que visa proteger as tartarugas marinhas e seus filhotes durante o período de reprodução. A zona de exclusão estabelecida na Praia do Atalaia é uma das ações da Operação Carnaval 2023, que mobiliza mais de 2 mil agentes de segurança em 75 localidades, visando garantir a segurança e tranquilidade da população durante o período carnavalesco.

Com informações da Agência Pará.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »