Festival TEAlentos promove inclusão artística de pessoas com TEA em Belém
O Festival TEAlentos terá sua terceira edição realizada em Belém no dia 3 de abril e promete novidades para os espectadores. Com o objetivo de divulgar e valorizar as habilidades artísticas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, o evento contará com apresentações de música e dança no Theatro da Paz, além de uma Mostra de Artes Visuais na Galeria Benedito Nunes, no Centur. A iniciativa será transmitida pela TV Cultura e pelo canal do Youtube do Governo do Estado, em parceria com a Fundação Cultural do Estado do Pará (Funteltpa), TV Cultura, Secretaria de Cultura (Secult) e a Secretaria de Comunicação (Secom).
A terceira edição do Festival TEAlentos está cercada de expectativas do público, segundo Nayara Barbalho, coordenadora estadual de Políticas Para o Autismo. A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão social por meio da arte e cultura e é uma das ações do Governo do Pará, que tem se empenhado em garantir a implementação da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A política é dividida em seis eixos principais, com foco em saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer, trabalho e legislação. Desde sua implementação, a Coordenação de Políticas para o Autismo (Cepa) tem trabalhado para avançar em cada um desses eixos, incluindo a criação de serviços especializados em Belém e no interior, a implantação de carteira de identificação para acesso prioritário a serviços públicos e privados e programas de apoio à inserção de jovens e adultos com autismo no mercado de trabalho. O festival TEAlentos é uma das iniciativas que fortalece essa política e promove a inclusão social e cultural de pessoas com TEA.
Com informações da Agência Pará.