António Guterres pede retomada do acordo nuclear entre EUA e Rússia
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, pediu aos Estados Unidos e à Rússia que retomem a plena implementação do Novo Tratado Estratégico de Redução de Armas, após o presidente russo Vladimir Putin anunciar a suspensão do acordo. O porta-voz de Guterres destacou que um mundo sem controle de armas nucleares é muito mais perigoso e instável, com consequências potencialmente catastróficas, e que é vital que o compromisso de alto nível entre as duas potências nucleares mais poderosas do mundo continue.
Putin anunciou a suspensão do tratado durante o discurso anual do Estado da Nação em Moscou, alegando que o país “deve estar preparado para realizar testes nucleares se os Estados Unidos o fizerem primeiro”. O anúncio aconteceu após a visita do presidente norte-americano, Joe Biden, à Ucrânia, onde prometeu continuar a apoiar o país quando se completa o primeiro ano da guerra.
Autoridades russas culparam os Estados Unidos e o Ocidente pela decisão de Putin de suspender a participação de Moscou no Novo Tratado Estratégico de Redução de Armas. A decisão gerou críticas internacionais, inclusive das autoridades ucranianas, que pediram à comunidade internacional para tomar medidas conjuntas urgentes para prevenir e combater qualquer forma de chantagem nuclear por parte do Estado terrorista. A situação é preocupante, e é importante que as potências mundiais trabalhem juntas para reduzir o risco de conflitos e garantir a segurança internacional.