Brasil

Ministério da Saúde divulgará estatísticas de covid-19 semanalmente a partir de 3 de março

A partir do dia 3 de março, o Ministério da Saúde passará a divulgar semanalmente as estatísticas de casos e mortes de covid-19, informou a pasta. Os estados e municípios também enviarão os números ao ministério uma vez por semana, entre segunda e terça-feira.

As estatísticas serão apresentadas às terças-feiras. De acordo com o Ministério da Saúde, a estratégia foi adotada para otimizar o trabalho das equipes de vigilância dos municípios, estados e ministérios. A medida foi pactuada na segunda reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), com aval do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O Conass informou que, em 3 de março, completará mil dias que o órgão, composto pelos secretários estaduais de Saúde, atualizará as estatísticas de forma ininterrupta. A divulgação diária começou após o Ministério da Saúde tentar mudar a forma de contagem de casos no início da pandemia, no governo passado.

Segundo o Ministério da Saúde, apenas o prazo de atualização aumentará, e a população continuará tendo acesso aberto às bases de dados da covid-19 nos sistemas openDataSUS e LocalizaSUS, além das estatísticas divulgadas na página do ministério da internet. O novo cronograma, informou o comunicado, facilitará o trabalho dos estados mantendo o acesso aos dados de forma detalhada e otimizada.

Os profissionais da área da saúde continuarão a notificar os casos e sintomas da forma mais rápida e oportuna possível. Os dados serão inseridos o mais rápido possível nos sistemas, sendo apenas a compilação e a divulgação dos números que passarão a ser semanais.

Das 27 unidades da Federação, apenas nove enviam números das estatísticas de covid-19 diariamente, segundo o Ministério da Saúde. As demais deixaram de atualizar os dados nos fins de semana por falta de pessoal, o que resultou em flutuações nos números registrados ao longo da semana. A discrepância, até agora, tem sido corrigida pelas médias móveis.

Confira o novo cronograma

•    Interrupção dos informes diários: 3 de março
•    Data proposta para envio da primeira remessa de dados semanais pelos estados: 6 a 7 de março (segunda e terça-feira)
•    Publicação do primeiro informe semanal dos dados da covid-19 nos painéis de monitoramento do Ministério da Saúde: 7 de março (terça-feira)

Com informações da Agência Brasil.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »