Prefeitura de Belém entrega primeira escola com sistema de energia solar
Um prédio de traços modernistas que ajuda a contar a história do bairro de São Brás, em Belém, tombado como patrimônio cultural da cidade pela Lei nº. 7.709/94, abriga a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Benvinda de França Messias, que nesta sexta-feira foi reinaugurada após revitalização completa pela Prefeitura de Belém.
A EMEIF Benvinda de França Messias faz história na rede municipal ensino por ser a primeira escola a contar com energia fotovoltaica. Durante a reforma, foram instaladas 120 placas de energia sustentável em todo o prédio. A previsão da Prefeitura de Belém é de que até o final da gestão atual mais 60 unidades educativas sejam contempladas com sistema de energia solar, limpa e renovável.
Por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) a gestão municipal investiu R$ 590.531,55 na obra da escola, o que garantiu os serviços de revisão elétrica e de cobertura, climatização, reforma da quadra e do auditório, assegurando a conservação das características arquitetônicas do prédio e garantindo mais conforto e segurança à comunidade escolar.
“Estamos reformando mais de 80 escolas que encontramos destruídas. E agora a gente tá entregando mais uma escola novinha. As crianças e os trabalhadores e trabalhadoras da educação merecem espaços novos e dignos”, disse o prefeito Edmilson Rodrigues durante a entrega da escola, que também contou com a presença da secretária municipal de Educação em exercício, Araceli Lemos.
“Essa escola reinaugurada é um sonho realizado para a gente. As crianças que vierem estudar aqui este ano aqui serão muito felizes”, diz o estudante do quinto ano da escola Benvinda de França Messias, Weslleys Nascimento, de 12 anos.
Para a diretora da escola, Rejeane de Lima, a reinauguração da escola representa um dia maravilhoso para a comunidade escolar “que se enche de gratidão à Prefeitura por este momento”.
Homenagem
Duas servidoras da escola Benvinda de França Messias foram as homenageadas na reinauguração do prédio. Uma delas é a professora aposentada Marizete Correa, Com 32 anos de relevantes serviços prestados à escola, ela acompanhou a evolução da educação tradicional para uma educação em ciclo.
A outra homenageada é a secretária da escola, Eliete Kamper, que trabalha na unidade educacional há 33 anos. “Essa homenagem é uma honra não só a mim mas também a todos os servidores dessa escola. Só tenho a agradecer a toda a comunidade escolar e à Prefeitura de Belém”, disse Eliete.
Fonte Agência Belém.