Prevenção da Gravidez na Adolescência em Ananindeua: Conscientização e Educação
Ações Preventivas e Palestras sobre Educação Sexual e Saúde Reprodutiva, com Destaque para Evento Especial com Enfoque em DSTs e Meios Contraceptivos.
- "A fim de conscientizar os adolescentes de Ananindeua e reduzir esses números, a Prefeitura Municipal realiza ações preventivas durante todo o ano, com destaque para o mês de fevereiro, que é a campanha nacional de prevenção da gravidez na adolescência."
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cada ano ocorrem cerca de 400 mil casos de gestação na adolescência no Brasil. No estado do Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) relatou que, até novembro de 2022, 20,38% das gestações resultaram em nascimentos de adolescentes, totalizando 20.575 nascidos vivos de um total de 81.197 no estado. Embora a taxa de gravidez na adolescência tenha diminuído nos últimos quatro anos, com 31.285 nascimentos em 2019, os números ainda são preocupantes.
A fim de conscientizar os adolescentes de Ananindeua e reduzir esses números, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), realiza ações preventivas durante todo o ano, com destaque para o mês de fevereiro, que é a campanha nacional de prevenção da gravidez na adolescência. As atividades incluem palestras sobre projetos de vida e educação sexual em todas as 10 unidades dos CRAS de Ananindeua, visando fornecer informações confiáveis, métodos e meios para que os adolescentes possam planejar e vivenciar com segurança sua vida sexual e saúde reprodutiva, por meio da tomada de decisões responsáveis.
Nessa quarta-feira (15), a Semcat, em parceria com as secretarias de educação e saúde, promoveu um evento especial no teatro da Usina da Paz Icuí para os jovens atendidos pelos CRAS, CREAS e alunos da rede pública e privada. O evento contou com palestras sobre educação inclusiva, projeto de vida, meios contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). A enfermeira e coordenadora da Saúde da Mulher de Ananindeua, Fabíola Medeiros, destacou a importância da ação para conscientizar os adolescentes sobre a gravidez na adolescência e seus riscos.
Participando do evento, Jamile Aguiar, de 12 anos, elogiou a iniciativa da prefeitura em oferecer essa programação especial, destacando a importância de saber sobre as consequências e como prevenir para evitar erros. Wesley Monteiro, de 14 anos, afirmou que a palestra ajudou a entender como as DSTs podem ser contraídas e a importância do preservativo. Ele ressaltou que os meninos também têm responsabilidades e não apenas as meninas devem ser educadas sobre a prevenção da gravidez na adolescência.
Com informações da Prefeitura de Ananindeua.