Amazonas

Governo do Amazonas combate desperdício de alimentos

Mais de 470 kg de alimentos coletados na Feira da Banana e Manaus Moderna são doados para Instituição de Inclusão Social e Cidadania no bairro Nossa Senhora de Fátima.

Destaque
  • "As doações de alimentos são essenciais para garantir que as famílias recebam alimentos saudáveis e nutritivos, evitando o desperdício e promovendo a inclusão social e cidadania."

O Programa de Combate e Prevenção ao Desperdício e a Perda de Alimentos (PCODEPA), do Governo do Amazonas, tem como objetivo alcançar pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional, evitando o desperdício de alimentos ainda em condições de consumo. Na quarta-feira, 15 de fevereiro, o programa entregou mais de 470 quilos de alimentos coletados na Feira da Banana e Manaus Moderna, que seriam descartados no lixo, para a Instituição de Inclusão Social e Cidadania, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima.

A coleta dos alimentos foi realizada por uma equipe técnica, que faz a triagem para garantir que os produtos coletados estejam aptos ao consumo humano. Em seguida, os alimentos foram entregues à instituição que atualmente atende mais de 500 famílias cadastradas e que vivem em vulnerabilidade social e nutricional.

Além das doações realizadas pelo PCODEPA, a instituição também recebe doações do Programa Alimenta Brasil (PAB), que é executado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror). As doações são essenciais para ajudar a atender às necessidades das famílias que se alimentam apenas uma vez por dia, de acordo com a fundadora da entidade, a assistente social Arlete Dutra.

A coleta de alimentos na Feira da Banana e Manaus Moderna é uma ação conjunta da Sepror e da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc). O titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, juntamente com a Semacc, acompanhou a coleta dos alimentos e aproveitou a oportunidade para dialogar com os feirantes e conhecer as necessidades e os avanços realizados pelo Governo e Prefeitura, na Feira da Manaus Moderna, local que recebe toda a produção regional que abastece Manaus.

Desde sua criação em 2019 até 2022, o PCODEPA coletou mais de 750,9 toneladas de alimentos e atendeu 1.400 instituições de Manaus, que beneficiaram mais de 500 mil famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional.

O programa é uma iniciativa importante do Governo do Amazonas para combater o desperdício de alimentos e ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional. As doações de alimentos são essenciais para garantir que as famílias recebam alimentos saudáveis e nutritivos, evitando o desperdício e promovendo a inclusão social e cidadania.

Com informações da Agência Amazonas.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »