Instituto Rui Barbosa promove encontro para discutir o uso de tecnologias digitais, Big Data, Blockchain e Inteligência Artificial
O Instituto Rui Barbosa (IRB) promoveu na sexta-feira, 10 de fevereiro, um encontro para discutir os desafios nacionais contemporâneos relacionados ao uso das tecnologias digitais. O evento foi realizado na sede do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Escola de Contas do Tribunal de Contas da União (TCU), e teve como tema principal “Governo Digital, Novas Tecnologias de Big Data, Blockchain e Inteligência Artificial: Como Aproveitar os Ganhos de Produtividade e Promover a Inclusão Digital”.
A Conselheira Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Rosa Egídia Crispino C. Lopes, participou do curso, que é destinado aos Conselheiros dos Tribunais de Contas de todo o Brasil. O curso é composto por dez encontros presenciais, com 40 horas-aula, e tem certificação expedida pela Universidade de São Paulo (USP).
O Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do IRB e idealizador do curso, fez a abertura oficial do evento e destacou a importância dos avanços tecnológicos no mundo contemporâneo e a importância da efetiva participação dos Conselheiros ao longo dos encontros do curso.
A capacitação do quinto encontro foi ministrada pelo professor e pesquisador do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), Dr. João Eduardo Ferreira, e reuniu importantes nomes de referência nacional e internacional. O curso tem como coordenador acadêmico o professor doutor Ignácio Maria Poveda Velasco, professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), e vice-coordenação da professora doutora da USP, Ana Carla Bliacheriene.
A Conselheira Rosa Egídia Crispino C. Lopes destacou a importância do curso para os Conselheiros dos Tribunais de Contas, que precisam estar atualizados sobre as novas tecnologias para exercer plenamente suas funções. O Conselheiro Odilon Teixeira também esteve presente no encontro e afirmou que a inclusão digital é fundamental para aproveitar os ganhos de produtividade.
Em suma, o quinto encontro do curso de estudos avançados do IRB discutiu as novas tecnologias e sua importância para o governo digital, a inclusão digital e os ganhos de produtividade. O evento reuniu importantes nomes do setor de referência nacional e internacional.
Com informações do TCE-PA.