Amazonas

Morre Amazonino Mendes político com longa carreira no Amazonas

O ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, faleceu neste domingo (12) aos 83 anos. Ele era filiado ao partido Cidadania e disputou sua última eleição em outubro de 2022, quando tentou voltar ao cargo de governador do estado pela quinta vez. Amazonino estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde 25 de dezembro de 2022, devido a um quadro de saúde que veio se agravando ao longo dos anos. Em novembro do mesmo ano, ele foi internado pela primeira vez para tratar de uma inflamação no intestino grosso e pneumonia, mas teve alta em 6 de dezembro. No entanto, após apresentar problemas respiratórios novamente, foi reinternado em 25 de dezembro. Ainda não há informações sobre o velório e o traslado do corpo para Manaus, onde será sepultado.

Amazonino nasceu em Eurinepé, interior do Amazonas, em 16 de novembro de 1939 e se formou em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ele teve uma longa carreira política no estado, tendo atuado como governador do estado por quatro vezes, senador uma vez e prefeito de Manaus três vezes. Em sua carreira, Amazonino se destacou por dar atenção à urbanização dos bairros periféricos, criar a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e intensificar a construção de escolas e postos de saúde pelo estado. Em 2008, foi eleito prefeito, mas foi cassado após ser julgado por compra de votos e captação ilícita de recursos para campanha eleitoral. Em 2017, retornou ao cargo de governador após eleições suplementares, mas amargou derrotas em suas últimas tentativas de eleição para prefeitura e governo em 2020 e 2022.

Amazonino foi homenageado com diversas condecorações, incluindo a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, Grau de Grã-Cruz, a medalha de Honra ao Mérito, conferida pela SUDAM, e a Grande Medalha da Inconfidência, outorgada pelo Estado de Minas Gerais. Além disso, ele foi o criador e presidente do Forum dos Governadores da Amazônia, mentor do Instituto Superior de Estudos da Amazônia (ISFA) e diretor e professor do curso de Direito Rodoviário. Amazonino era casado com Tarcila Prado de Negreiros Mendes, que faleceu em 2015, e deixa três filhos.

Autor:

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »