Alfabetiza Pará: Pacto de Alfabetização no Estado do Pará
Governo do Estado e Seduc lançam programa em regime de colaboração para melhorar a educação nos municípios
No sábado 11 de fevereiro, o Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), lançou o programa “Alfabetiza Pará”, um acordo de alfabetização com os 144 municípios do estado, com o objetivo de fornecer mais assistência para a etapa mais importante para o desenvolvimento dos alunos. O programa prevê apoio técnico-financeiro para os municípios, escolas e a concessão de bolsas para capacitação de professores. Além disso, foi anunciado um aumento de 416% no valor por aluno da merenda escolar e um aumento de 50% no repasse para o transporte escolar.
O “Alfabetiza Pará” oferece recursos, ferramentas pedagógicas e avaliações para que as cidades possam melhorar o ensino oferecido nas redes públicas de ensino. O projeto inclui sete eixos temáticos, como formação de equipe técnica, oferta de materiais complementares para alunos e professores, avaliação e monitoramento de resultados, premiação para escolas com melhores resultados, apoio técnico-financeiro para escolas com menores resultados e acompanhamento técnico e pedagógico para a implementação do programa nos municípios.
“O que estamos construindo hoje não é um programa, nem um projeto, nós estamos construindo um movimento. E esse movimento só será efetivo e terá eficácia se for capaz de escutar as forças do governo federal, estadual e a mobilização e a força de cada município com cada cidadão em favor da alfabetização paraense e do seu povo“,
Helder Barbalho, governador do Estado do Pará
O programa também inclui o maior aumento de repasse estadual da história do Pará, com um aumento de 416% no valor per capita da merenda escolar, além de um aumento de 50% no investimento no transporte escolar. A merenda escolar é uma ferramenta pedagógica fundamental e o transporte escolar é importante considerando a dimensão territorial e as condições geográficas do estado.
O evento contou com a presença do governador, secretário de Educação, prefeitos, deputados estaduais e federais, representantes do MEC, gestores escolares, professores e equipe técnica das redes públicas de ensino. A solenidade também incluiu a leitura de uma carta por um aluno alfabetizado e a adesão do programa por parte da prefeita de Ponta de Pedras.
“O programa nasce da nossa luta em reduzir a discrepância evidente de ensino que distancia nossos alunos de seus sonhos. A partir do ‘Alfabetiza Pará’, as prefeituras terão mais um instrumento para ampliar as ações educacionais nas cidades. O pacto é um recurso para que os municípios priorizem e realizem ações efetivas para a educação, sempre colocando a aprendizagem do aluno em foco”.
Rossieli Soares, secretário de Educação do Estado do Pará
O “Alfabetiza Pará” é uma iniciativa do Governo do Estado do Pará para auxiliar os municípios na alfabetização dos alunos durante os anos iniciais e oferecer recursos e ferramentas pedagógicas para melhorar o ensino oferecido. Além disso, o programa inclui o maior aumento de repasse estadual da história do Pará para a merenda escolar e o transporte escolar.
Com informações da Agência Pará.