Terminal hidroviário de Belém garante acesso seguro para turismo na ilha do Combu
Oásis amazônico cercado pela exuberante mata e rios a ilha do Combu, que faz parte do município de Belém, é um dos destinos mais procurados para quem deseja aproveitar um passeio tranquilo e desfrutar da culinária regional. Com restaurantes renomados a ilha garante um turismo de experiência, com banho de rio, vista para a cidade e o verde da natureza viva.
Para conhecer a paradisíaca ilha é necessário utilizar a via fluvial. Saindo de Belém a travessia tem duração média de 15 minutos. O principal meio de acesso é o Terminal Hidroviário Ruy Barata, na Praça Princesa Isabel, bairro da Condor. O terminal hidroviário conta com uma estrutura de 300 metros quadrados e é equipado com cobertura em estrutura metálica, banheiros, salão de espera, lanchonete, guarda-volumes e sala de administração, além de um ponto de informações turísticas administrado pela Prefeitura de Belém por meio da recém-criada Secretaria Municipal de Turismo.
Para o músico Gabriel Xavier essa estrutura garante segurança ao acesso à ilha do Combu, que ele considera um dos pontos turísticos mais atraentes de Belém. “A ilha tem restaurantes e paisagens naturais incríveis e é possível apreciar a travessia com a vista para o centro da cidade. Vivo lá como se fosse minha segunda casa”, afirma.
O secretário municipal de Turismo, André Cunha, destaca a importância dos setores de comércio e serviços para Belém, responsáveis por 60 % do produto Interno Bruto (PIB) da cidade. “Obviamente, com 39 ilhas o turismo em Belém tem potencial para desenvolvimento, principalmente pela expansão do comércio e dos serviços, como já acontece na ilha do Combu, onde se desenvolveu uma dinâmica comercial com ênfase na gastronomia que é altamente procurada não só por turistas, como pela população como opção de lazer acessível a toda família. Acredito que a ampla estrutura do terminal somada ao trabalho desenvolvido pela equipe da secretaria, garantem melhor atendimento aos turistas que vêm para cá”, frisou.
Fonte Agência Belém