UsiPaz de Belém e Região Metropolitana têm projeto ‘Mãe’ – Mulheres em Atenção Especial
Fundação ParáPaz realizou três edições do projeto, em 2019, e fará ação simultânea nas UsiPaz em Belém, Marituba e Ananindeua em março
- As inscrições para as demais usinas serão informadas posteriormente nas redes sociais das UsiPaz e Fundação ParáPaz.
No próximo mês de março as Usinas da Paz localizadas nos bairros do Guamá, Terra Firme, Jurunas, Bengui, Nova União, Cabanagem e Icuí-Guajará recebem o Projeto Mãe – Mulheres em Atenção em Especial, destinado a mulheres grávidas, que estejam entre o segundo e o sexto mês de gestação. Criado pela Fundação ParáPaz, o projeto será realizado entre os dias 8 de março e 10 de junho deste ano, de forma gratuita.
A coordenadora do ParáPaz na UsiPaz Cabanagem, Jucicleide Seabra, explicou que o projeto surgiu a partir de análises dos estudos dos programas existentes voltados para a assistência integral à saúde da mulher.
Segundo Jucicleide Seabra, o objetivo é atender e apoiar mulheres grávidas do 2°mês de gestação até o 6°mês, incentivando o acesso aos serviços da rede pública de atenção básica. “O projeto também quer atender mulheres grávidas que são vítimas de violência doméstica, social e em situação de vulnerabilidade social e financeira”, afirmou ela.
Durante os três meses de atividades, o Projeto Mãe vai levar palestras com técnicos na área da saúde. Também vai disponibilizar assistentes sociais, psicólogos e advogados para explicar os direitos das grávidas. O Corpo de Bombeiros dará orientação sobre primeiros socorros ao bebê, e haverá, ainda, um “dia da beleza” em cada usina com maquiagem, limpeza de pele, design de sobrancelha e cílios, e um minibook com fotos da gestante.
Nas três edições do projeto, realizadas em 2019, foram atendidas 1.030 gestantes. A expectativa deste primeiro momento dentro das UsiPaz é de que cerca de 30 grávidas possam ser contempladas em cada uma das Usinas.
Inscrições
Neste momento as inscrições estão abertas na UsiPaz Cabanagem até o dia 13 de fevereiro, de 9h às 10h. É necessário apresentar as originais e cópias dos documentos de RG, CPF, comprovante de residência e caderneta da gestante (emitida pelo SUS).
As inscrições para as demais usinas serão informadas posteriormente nas redes sociais das UsiPaz e Fundação ParáPaz.