Prefeito Edmilson Rodrigues efetiva 123 novos concursados da Secretaria de Educação
A valorização do servidor público e da área da educação segue sendo prioridade na gestão do prefeito Edmilson Rodrigues. Na tarde desta quarta-feira, 1, a Prefeitura de Belém empossou 123 novos concursados que atuarão na Secretaria Municipal de Educação (Semec). A solenidade foi realizada no auditório David Mufarrej, localizado no Campus Alcindo Cacela da Universidade da Amazônia (Unama).
Os novos servidores municipais irão atuar nas áreas da Educação Infantil, Sala de Informática da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Inglês, Artes, Ciências, Técnico Pedagógico e Educação Física.
O prefeito Edmilson Rodrigues assinou o termo de posse e destacou que a gestão garante o direito das pessoas que são aprovadas em concurso público.
“No nosso governo, o princípio constitucional é respeitar o servidor. Chamamos 404, agora 144 concursados e estamos dando posse a 123: neste momento, todos têm os seus direitos garantidos como servidores municipais. Novos concursados serão chamados do concurso da Semec e ao mesmo tempo do concurso feito pela Semad”, destacou o prefeito.
Sonho
Nova servidora da Semec, Thayná Guimarães, de 25 anos, foi aprovada para o cargo de professora da Educação Infantil. A pedagoga destacou que realiza um sonho.
“Estou preparada para lidar com muitos desafios. É um sonho meu que está se tornando realidade, primeiro de passar em um concurso, e segundo trabalhar na área da educação, lidando com ensino e com crianças”, comemorou Thayná.
Dos 144 concursados chamados, 123 tomaram posse, devido ao restante solicitar a prorrogação da data de efetivação.
Ainda durante a solenidade, os novos servidores receberam orientações da Diretoria de Educação, Recursos Humanos e Núcleo de Assistência à Saúde do Trabalhador (Nast), como também tiraram dúvidas sobre direitos e deveres dos servidores municipais, regimento de previdência e legislação municipal.
Valorização
Os novos servidores da educação foram aprovados no concurso 002/2020, que foi retomado pela gestão municipal atual, depois de ser paralisado em 2020, explicou a titular da Semec, Márcia Bittencourt.
“Hoje é o dia da posse, onde vocês conseguiram chegar depois de muito estudo. Este concurso estava parado quando entramos no governo. Resolvemos retomar o concurso”, lembrou a secretária.
Também durante a cerimônia, foi lembrado que o prefeito Edmilson Rodrigues autorizou o reajuste de 18% no vencimento-base dos professores da rede municipal de Belém. A medida já está valendo e corresponde a 87% do valor do piso nacional. A atual gestão tem o compromisso de alcançar 100% do piso até o final do mandato, em 2024, num aumento real, em relação ao piso, de 52%.
“Estamos dignificando os servidores, estabelecendo o direito deles, a terem uma carreira no serviço público, porque não há possibilidade de ter um serviço público com responsabilidade social sem a presença e a valorização dos trabalhadores do serviço público”, comentou o prefeito Edmilson Rodrigues. “Um estudante da escola municipal, filho de um desempregado, de um operário, de uma diarista, terá professores qualificados assim como qualquer escola da rede privada”.
Aprovado no cargo de técnico pedagogo, Marcos Cardoso, de 36 anos, ressaltou a importância de a Prefeitura valorizar o esforço dos profissionais que estudaram e conseguiram a aprovação.
“Estava aguardando ansiosamente por este momento e estou feliz que não demorou. Estudei, me preparei e consegui a aprovação. Agora, é fazer bem meu trabalho como servidor público para a população de Belém”, comentou Marcos.
Concurso
A Prefeitura de Belém já convocou 404 novos concursados em meados de 2022 e, desses, já há 371 inclusos na folha, correspondendo a R$ 1.959.340,22 de investimentos em novos profissionais, sem encargos.
No fim de 2022, a Semec convocou mais 144 do cadastro de reserva, que totalizam para 2023 um investimento de R$ 11.689.320,40, já com reajuste de 18% ao piso salarial, vale-alimentação e vale transporte e encargos (obrigação patronal) aos novos profissionais na rede.
“Estamos pela segunda vez valorizando diretamente o conjunto de trabalhadores: fazer uma carreira pública é o caminho para trabalhar em prol da população”, destacou a titular da Secretaria de Administração, Jurandir Novaes. “A Prefeitura de Belém valoriza o esforço de todos e por isso vem chamando os concursados e promovendo mais concursos”.
Agência Belém