Belém

Governo da Argentina anuncia apoio à candidatura de Belém para sediar a COP-30

A candidatura de Belém à Conferência das Partes (COP-30), em 2025, ganha força também em países da América do Sul. O presidente da Argentina, Alberto Fernandez, ressaltou em comunicado nesta segunda-feira, 23, o apoio à cidade de Belém para sediar um dos maiores eventos da Organização das Nações Unidas (ONU), criado para debater as mudanças climáticas no mundo.

A declaração do governo da Argentina foi feita em conjunto com o governo do Brasil, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país vizinho, na sua primeira viagem internacional neste terceiro mandato.

No documento, o governo argentino destacou o apoio à candidatura da cidade de Belém como sede da COP-30, em 2025, e ressaltou a disposição em trabalhar coletivamente para que o evento seja “ambicioso, inclusivo e exitoso”, fortalecendo o regime multilateral de mudança do clima, e que promova a convergência para os objetivos estabelecidos pela convenção e seu acordo de Paris.

Iniciativa 

Em dezembro de 2022, o prefeito Edmilson Rodrigues participou da 83ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), onde apresentou a intenção de Belém em sediar o evento da ONU. Durante o encontro, a FNP aprovou por unanimidade a candidatura da capital paraense.  

Já nos primeiros dias do novo governo federal, o prefeito Edmilson Rodrigues reuniu em Brasília com o ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, para entregar oficialmente a carta da candidatura de Belém para sediar a COP-30. No documento, Edmilson Rodrigues defendeu a realização do evento em Belém, com o objetivo de transformar a cidade na capital mundial do debate sobre crise climática e soluções. 

No dia 11 de janeiro de 2023, véspera do aniversário de Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que Belém é oficialmente a única candidata do Brasil a sediar a COP-30. “A decisão é importantíssima. Belém vai receber cerca de 40 mil pessoas de todo o mundo, de todas as línguas, presidentes, ministros, reis, rainhas, empresários: a visibilidade é muito grande e se traduzirá em mais desenvolvimento para nossa cidade”, festejou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Fonte Agência Belém

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »