Corujão da Saúde leva atendimento à população do Aurá e Marighella
Voltados para pacientes que não podem se deslocar às unidades de saúde
- O Corujão da Saúde funciona uma vez por semana de forma itinerante, percorrendo os bairros de Ananindeua, de 17h às 21h.
Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) volta a realizar o Corujão da Saúde depois do sucesso do projeto piloto em maio do ano passado.
Em 2023 o programa leva atendimento à população no turno da noite, iniciativa que prevê atendimentos de saúde itinerantes em horário estendido e locais estratégicos.
Voltados para pacientes que não podem se deslocar às unidades de saúde para o atendimento em horário comercial, preferencialmente os que trabalham nesses períodos, o projeto oferta serviços de atendimento médico e de enfermagem; exames de preventivo (PCCU); testagem para HIV, sífilis e hepatite; vacina de rotina e Covid-19, das 17h às 21h.
Foto: Leandro Santana
A primeira comunidade beneficiada com o corujão neste ano foi o Icuí, onde foram atendidas mais de mil pessoas, no último dia 17 desse mês. No dia 24 de janeiro, última terça-feira, o projeto aconteceu nas comunidades do Aurá e Mariguella, nesta ação foram realizados 1.287 atendimentos, entre consultas, exames, vacinas e marcações, CadÚnico e emissão de RGs.
Para os exames Preventivos do Câncer de Colo Uterino (PCCU), a Sesau criou a Unidade Móvel de Prevenção a Saúde da Mulher, onde o consultório acompanha todas as ações itinerantes do Corujão da Saúde. A iniciativa tem como objetivo fortalecer e ampliar as ações de prevenção e rastreamento do câncer do colo de útero, que é a principal causa de mortalidade feminina.
O serviço de atualização e inscrição no Cadastro Único na ação do Corujão da Saúde é uma parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat). Para ser incluída no CadÚnico, a família precisa ter renda mensal familiar de até três salários mínimos ou meio salário mínimo per capta. Dentre os benefícios do Cadastro Único estão: energia e tarifa social de água, programa ID Jovem, CNH Social, isenção de taxa para concurso público, Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos e pessoas com deficiência e Programa Bolsa Família, entre outros.
Para atualização, os documentos necessários são: carteira de trabalho, RG, CPF, título de eleitor e certidão de nascimento. Caso seja casado(a), certidão de casamento, RG e CPF do cônjuge. Se houver outros moradores na residência do beneficiário é preciso apresentar RG, CPF, certidão de nascimento para menores de 10 anos e carteira de trabalho para maiores de 18 anos, além da declaração escolar da criança ou adolescente.
Fonte Prefeitura de Ananindeua