Prefeito de Belém se reúne com vice-presidente da Comissão Europeia para debater questões ambientais
Em visita ao Brasil desde segunda-feira, 23, o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, esteve nesta terça-feira, 24, em Belém, onde se reuniu com o prefeito Edmilson Rodrigues, com a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, e demais autoridades municipais e estaduais. O encontro ocorreu no Palacete Faciola, no bairro de Nazaré, na capital paraense.
No encontro foram debatidas pautas ambientais, relacionadas, principalmente, ao desmatamento, preservação ambiental e economia sustentável na região da floresta amazônica, onde se situa a capital paraense. Durante a reunião, o prefeito Edmilson Rodrigues destacou os desafios para desenvolver a cidade de Belém no âmbito da economia sustentável.
Clima
“Belém, sendo uma cidade sem indústria de transformação e sem minas de ferro, acaba sendo algo que dificulta os investimentos sociais e na infraestrutura. Porém, temos que ter o entendimento que Belém não tem que ser destruída para crescer”, destacou o prefeito da cidade.
Nas questões climáticas, Belém vem se destacando no cenário internacional, principalmente após ser indicada pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), atendendo a um pedido do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e do governador do Pará, Helder Barbalho.
“Acredito que a Europa tem muito a contribuir com o nosso país, com nosso estado e com nossa cidade. Quero um futuro democrático, feliz e socialmente justo e ecologicamente equilibrado para o nosso povo, e eles podem nos ajudar nisso por meio de cooperações”, analisou Edmilson Rodrigues sobre o encontro com o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, durante esta manhã.
COP 28
Ainda durante o encontro, o vice-presidente da Comissão Europeia adiantou um pouco do que será debatido na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP 28), que ocorre em novembro nos Emirados Árabes Unidos.
A reunião desta terça-feira é uma das cinco agendas que Frans Timmermans tem em Belém. Os compromissos de Timmermans no país estão servindo para debater as relações bilaterais entre Brasil e a União Europeia.
Na segunda-feira, 23, Frans Timmermans se reuniu com o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, em Brasília, onde debateram o reposicionamento do país na pauta ambiental.
Esta terça-feira, 24, é o último dia da visita ao Brasil de Timmermans, que também é comissário de Ação Climática da União Europeia. Após cumprir seus compromissos na cidade, o líder internacional deve seguir para a Colômbia, onde deverá continuar os debates climáticos a respeito da Amazônia.
Fonte Agência Belém