‘Clareou tudo para gente, graças ao atendimento’, diz filha de paciente atendida por equipe disciplinar da Saúde em Macapá

Programa melhor em casa atende pacientes acamados com serviços médicos em suas residências

A auxiliar de cozinha Rosa Selma, de 44 anos, recebe há dois anos em casa a Equipe Multiprofissional de Atendimento Domiciliar (Emad), que realiza atendimentos de saúde que a mãe dela necessita de forma contínua. 

Selma conta como a equipe da EMAD ajudou a família com os cuidados de saúde necessários. “Após a saída da minha mãe do hospital, faltava a orientação de como cuidar dela. Agora clareou tudo para gente, graças a esse atendimento. Sabemos agora como realizar os cuidados”.

A equipe da EMAD também presta, desde de 2013, atendimentos necessários à mãe da professora  Denise Souza, de 54 anos. Ela relembra como foi o processo para que a mãe passasse a receber os atendimentos em domicílio.

“Como minha mãe se encaixava nos pré-requisitos, a equipe começou a realizar o atendimento aqui em casa. Graças a Deus foi um processo rápido e fácil e isso melhorou muito o bem-estar dela”, relata a professora.

O Serviço de Atenção Domiciliar SAD-EMAD, através do Programa Melhor em Casa, leva atendimento médico e um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, como reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio.

A equipe conta com profissionais de diversas áreas, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas, nutricionista e assistentes sociais.

Os pacientes assistidos pelo programa são pessoas com a saúde fragilizada, que utilizam de algum dispositivo como sondas nasogástrica, sonda de demora, traqueostomia, gastrostomia, que tenham grandes feridas ou que estejam restritos ao leito. 

“A nossa equipe do Programa Melhor em Casa possui 5 equipes de EMAD em UBSs espalhadas pela capital, e nosso foco é prestar atendimento a pacientes com o perfil para o programa, que necessitam de cuidados”, explica a chefe da divisão da Atenção Domiciliar, Marlene Barbosa, que complementa:

“Nós levamos  um atendimento de qualidade,  com uma equipe multiprofissional para pacientes que não têm condições de ir até uma unidade de saúde, pacientes que estão totalmente restritos ao leito e pacientes que precisam desse atendimento qualificado”, destaca a chefe da divisão.

Os pacientes assistidos pelo programa passam por avaliação médica para verificar se o mesmo preenche os requisitos. As visitas variam, dependendo das necessidades dos pacientes.

As equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF) realizam buscas ativas por áreas de cobertura, localizando pessoas que estejam com a necessidade desse serviço e encaminhando-as para a equipe do SAD. Os familiares podem adquirir mais informações na coordenação do EMAD, localizada na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Onde encontro as equipes do EMAD?

Existem 5 equipes EMAD na capital, que ficam localizadas nas seguintes Unidades Básicas de Saúde(UBSs):

1- UBS Marcelo Cândia

2- UBS Congós

3- UBS Rosa Moita

4- UBS Perpétuo Socorro

5- UBS Marabaixo

Fonte Prefeitura de Macapá

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »