Programa Ananin Diu atende mais de 150 mulheres em um só dia
Localizada no bairro do Coqueiro, a Policlínica Norte Doutor Carlos Guimarães recebeu cerca de 130 mulheres na manhã desta terça-feira (17), que foram à procura do contraceptivo ofertado pelo programa Ananin Diu. Cinquenta foram atendidas de imediato. Outras oitenta mulheres tiveram suas consultas agendadas.
“Sou casada há dez anos, tenho um filho de 5 anos e como não quero tão cedo ter mais filhos o Diu é ideal para eu me prevenir, porque não tenho que usar anticoncepcional com todos aqueles efeitos colaterais. E essa iniciativa da Prefeitura de Ananindeua é maravilhosa porque a gente tem a chance de se prevenir, de pensar no futuro, de se organizar a nossa vida ainda melhor”, comemorou Elizangela Carvalho, de 32 anos.
A dona de casa Yanca de Abreu, de 24 anos, mãe do João Pedro, de apenas cinco meses de vida, veio aproveitar o programa da Prefeitura para implantar o Diu, pensando justamente no filho. “Ele ainda tá muito novinho e preciso dar atenção total pra ele. Não dá pra ter filho nem agora, nem nos próximos anos. E esse programa Ananin Diu veio em boa hora porque muitas mulheres querem implantar o contraceptivo, mas é feito mais em clínicas particulares e sai caro pra gente. É uma benção”.
A universitária Nicole Almeida, 21 anos, que não pretende ser mãe tão cedo também veio atrás do contraceptivo para evitar gravidez indesejável. “É uma forma de prevenção de forma não hormonal com muitas pílulas que não prejudica a saúde da mulher. Eu não pretendo ter filho agora. Não tenho ainda estabilidade financeira, não estou formada e tenho que realizar outros sonhos primeiro antes de ter um filho. E essa iniciativa da prefeitura é perfeita pra ajudar muitas mulheres como eu, que não tem condições de pagar um tratamento particular. E aqui a implantação é gratuita”.
Lançado em 2022 pela Prefeitura Municipal de Ananindeua, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), o programa Ananin Diu beneficia mulheres que queiram implantar o contraceptivo gratuitamente pelo SUS. O atendimento é realizado de segunda a quinta-feira, de 10h às 12h, na Policlínica Norte Doutor Carlos Guimarães, localizada na Avenida Dom Vicente Zico, na Arterial 18, número 130, no bairro do Coqueiro. Seguindo o fluxo, a paciente precisa ser encaminhada por uma unidade de saúde de Ananindeua ou via demanda espontânea.
O Dispositivo Intrauterino, conhecido como DIU, é um método contraceptivo de longa duração. O DIU com cobre, quando inserido dentro do útero, exerce ações locais para evitar a gestação, apresentando-se como um método seguro para evitar em longo prazo uma gestação. Ele pode ser usado em qualquer idade de período reprodutivo, sem necessidade de intervenção diária da mulher e sem prejudicar a fertilidade. O contraceptivo é um método altamente efetivo, apresentando taxas de gravidez de quatro mulheres a cada mil no primeiro ano e nos anos seguintes, a taxa anual de gravidez é ainda menor.
O objetivo do programa Ananin DIU é prestar assistência em planejamento reprodutivo a mulheres em idade fértil, ampliar acesso às informações sobre métodos contraceptivos, diminuir a ocorrência de casos de gravidez indesejadas e consequentemente, abortos provocados, exercendo grande impacto na morbimortalidade materno infantil. Além de humanizar o atendimento e qualificar a atenção em planejamento reprodutivo.
A mulher interessada precisa ir até Policlínica do Lado Norte munida dos documentos obrigatórios como RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência de Ananindeua no nome da paciente ou dos pais, caso resida de aluguel levar a declaração de residência. A idade mínima é de 16 anos, e para menores de 18 anos é preciso estar acompanhado dos pais ou responsável. Para realizar o procedimento, a mulher não pode estar grávida ou ter algum agravo uterino, ela não precisa ter tido alguma gestação, pode ser inserido no pós parto após 40 dias do puerpério.
Fonte Prefeitura de Ananindeua