Programa Ananin DIU: Ananindeua oferta Dispositivo Intrauterino pelo SUS

Destaque
  • Para realizar o procedimento, a mulher não pode estar grávida ou ter algum agravo uterino, ela não precisa ter tido alguma gestação, pode ser inserir no pós parto após 40 dias do puerpério.

Lançado em 2022 pela Prefeitura Municipal de Ananindeua, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), o programa Ananin Diu beneficia mulheres que queiram implantar o contraceptivo gratuitamente pelo SUS. O atendimento é realizado de segunda a quinta-feira, de 10h às 12h, na Policlínica Norte Doutor Carlos Guimarães, localizada na Avenida Dom Vicente Zico, na Arterial 18, número 130, no bairro do Coqueiro. Seguindo o fluxo, a paciente precisa ser encaminhada por uma unidade de saúde de Ananindeua ou via demanda espontânea.

O Dispositivo Intrauterino, conhecido como DIU, é um método contraceptivo de longa duração. O DIU com cobre, quando inserido dentro do útero, exerce ações locais para evitar a gestação, apresentando-se como um método seguro para evitar em longo prazo uma gestação. Ele pode ser usado em qualquer idade de período reprodutivo, sem necessidade de intervenção diária da mulher e sem prejudicar a fertilidade. O contraceptivo é um método altamente efetivo, apresentando taxas de gravidez de quatro mulheres a cada mil no primeiro ano e nos anos seguintes, a taxa anual de gravidez é ainda menor. 

Em Ananindeua, no ano de 2022 foram registradas 746 mulheres gravidas com idade de 10 a 19 anos, número este menor que nos últimos três anos.

O objetivo do programa Ananin DIU é prestar assistência em planejamento reprodutivo a mulheres em idade fértil, ampliar acesso às informações sobre métodos contraceptivos, diminuir a ocorrência de casos de gravidez indesejadas e consequentemente, abortos provocados, exercendo grande impacto na morbimortalidade materno infantil. Além de humanizar o atendimento e qualificar a atenção em planejamento reprodutivo.

A paciente faz a primeira consulta e realiza os primeiros exames como HIV, Hepatites e Sífilis, e outros exames de PCCU e BHCG, todos realizados na Policlínica. Após os exames, não havendo nenhum impedimento, a paciente já será agendada imediatamente para a realização do procedimento.

A mulher interessada precisa ir até Policlínica do Lado Norte munida dos documentos obrigatórios como RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência de Ananindeua no nome da paciente ou dos pais, caso resida de aluguel levar a declaração de residência. A idade mínima é de 16 anos, e para menores de 18 anos é preciso estar acompanhado dos pais ou responsável.

Para realizar o procedimento, a mulher não pode estar grávida ou ter algum agravo uterino, ela não precisa ter tido alguma gestação, pode ser inserir no pós parto após 40 dias do puerpério.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »