Pará

Conheça a linguagem de programação paraense “Égua”

Quando falamos em Linguagem de Programação, logo vem à nossa cabeça países que são grande potência na área tecnológica, como Estados Unidos, China e Japão, por exemplo. Mas, o Brasil também tem um enorme potencial no ramo da tecnologia, e há diversas linguagens de programação que foram desenvolvidas por brasileiros.

A contribuição do Brasil no cenário da programação se revelou a partir do avanço do uso de computadores e da criação de cursos como Ciência da Computação e Engenharia de Software nas universidades e institutos federais pelo país. No entanto, o movimento começou a crescer mesmo somente após os anos 1980, quando cientistas e desenvolvedores começaram a se interessar por programação, mas que deveriam funcionar em português.

Hoje em dia, além de diversas conquistas e avanços no cenário internacional da computação, desenvolvimento de software e robótica, o Brasil também já conta com diferentes tipos de linguagens de programação com inúmeras funcionalidades, como é o caso da linguagem de programação Égua. Portanto, conheça a seguir essa lingua brasileira.

Linguagem de programação Égua é escrito em JavaScript

Égua é uma linguagem interpretada e escrita em javascript puro, permitindo uma execução extremamente rápida.
Dessa forma a linguagem, incluindo todas as suas bibliotecas possuem 267KB.

Tão rápida quanto JS

A linguagem funciona inteiramente online, via navegador, e em uma internet lenta teve seu carregamento médio e integral em 2.4 segundos.

Prós e contras

  • Online, dispensando qualquer instalação;
  • Paradigma de orientação a objetos;
  • Baixo consumo computacional;
  • IDE ainda um pouco crua;

Similar a outras linguagens

Se você já conhece as linguagens Pytho, JavaScript e Julia, irá perceber a semelhança de Egua com essas linguagens. Se você não conhece as linguagens listadas acima, saiba que são linguagens robustas e muito utilizadas no mercado. E o Égua foi desenvolvido para propositalmente se assemelhar a elas, visto que não há sentido se utilizar de uma linguagem totalmente diferente das outras para aprender lógica. Portanto, a ideia é justamente começar com “Égua” e partir para as outras.

Vídeo do canal do youtube Ada

Para saber mais acesse a página oficial do https://egua.tech/

Reprodução https://programadoresbrasil.com.br/

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »