Donos de restaurantes de Outeiro se preparam para o Gastronomia das Ilhas
A Prefeitura de Belém, por meio da Administração Regional do Outeiro (Arout), Companhia de Desenvolvimento e Administração de Área Metropolitana de Belém (Codem) e Fundação Escola Bosque (Funbosque), promoveu nesta segunda-feira, 9, uma reunião com donos de barracas, restaurantes e balneários do distrito de Outeiro.
Localizado na praia do Amor, as dependências do Brisas Bar foi o palco para discussão da pauta principal: o evento gastronômico que acontecerá na ilha, nos dias 28 e 29 deste mês, com apresentação de pratos regionais e exclusivos para serem degustados na orla da ilha e com preços acessível ao público.
O evento que tem por objetivo fomentar o turismo gastronômico no distrito contará também com três dias de curso de capacitação para os participantes.
Orientação – A equipe de coordenação da Codem orientou os participantes da reunião e tirou dúvidas sobre o evento, para que os todos os participantes estejam preparados para festival.
Segundo o vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Administração de Área Metropolitana de Belém (Codem), Rodrigo Teixeira, “a ilha de Caratateua é muito importante para Belém e com o festival gastronômico queremos trazer visibilidade, pois o começo de ano sempre é difícil e somado ao período pós-pandemia tá sendo mais ainda”.
Ele informou ainda, que por meio do Gastronomia das Ilhas, a Codem deseja oferecer aos comerciantes da ilha capacitação, visibilidade e turismo, assim como fomentar a economia local. “São vários os parceiros nesse evento como: Corpo de Bombeiros, Fumbosque, Arout e Unama. Essa é a grande importância do evento, a visibilidade e capacitação”, explicou Rodrigo Teixeira.
Geração de renda – Para coordenador do curso Técnico de Cozinha da Escola da Pesca, Ricardo Simões, “o evento é de grande importância para a ilha, considerando que a expectativa é alavancar a economia e gerar renda aos comerciantes do distrito. O festival é importante para todos e por esse motivo a Escola da Pesca e a Fumbosque estão dando apoio nos cursos básicos de habilidade de cozinha”.
“A prefeitura de Belém está de parabéns. Trazer um Festival Gastronômico como esse para o distrito, é valorizar os profissionais da área que atuam em Outeiro. É um projeto positivo de valorização da culinária, mais ainda porque nos últimos dois anos de pandemia, muitos trabalhadores fecharam as portas de seus estabelecimentos e, agora, terão a chance de mostrar seus trabalhos”, parabeniza o chefe de cozinha Lucivaldo Júnior.
O diretor de planejamento da Arout, Patrick Navegantes, comenta que o Festival de Gastronomia das Ilhas é um atrativo acolhedor à localidade onde é realizado e ao público visitante. “Pois contará com ambientes ricos em cultura, boas músicas e belas paisagens de nossas praias e balneários do distrito de outeiro. É uma felicidade trazer este movimento até aqui, sobretudo, porque é sinal de geração de renda aos moradores”.
Fonte: Prefeitura de Belém