Belém

Prefeitura de Belém em estado de alerta para impedir atos antidemocráticos

Helder Barbalho
  • "Não podemos aceitar atos terroristas e temos que nos unir em favor da Democracia".

Ao tomar conhecimento da invasão do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio Nacional, no final da tarde deste domingo, 8, em Brasília, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, manifestou-se imediatamente em suas redes sociais contra os atos antidemocráticos de terroristas Bolsonaristas, resultando em uma sequência de atos de violência e total vandalismo, sobretudo, ao patrimônio público, com o objetivo de tomar o poder do país por meio do golpe.

“Tão importante quanto punir os terroristas que promoveram atos de violência em Brasília, é também identificar e responsabilizar os articuladores, financiadoras e as autoridades cúmplices desses ataques à democracia. Que esses terroristas, que têm o único objetivo de destruir o patrimônio público, sejam punidos com o rigor da lei”. 

Edmilson Rodrigues

Para reiterar a sua repulsa à violência dos bolsonaristas insatisfeitos com o pleito eleitoral de 2022, elegendo por maioria Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República, o prefeito de Belém determinou à Guarda Municipal de Belém (GMB) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belem (Semob) que acompanhem de perto a movimentação na capital paraense, para evitar qualquer tipo de atos antidemocráticos.

A GMB está com guarnição monitorando a Av. Almirante Barrosso, entre a avenida Tavares Bastos e Dr. Freitas, local de concentração dos antidemocratas desde o resultado do 2° turno das eleições. Até às 21h31 de ontem, a movimentação no local era tranquila.

Paralelo a isso, a Guarda Municipal de Belém reforçou o número de guardas e viaturas, fazendo a cobertura dos prédios da Prefeitura (bairro de Nazaré), do Palácio Antônio Lemos e Câmara Municipal de Belém. Além disso, os guardas municipais dos grupamentos táticos estão de sobreaviso.

A Semob, por sua vez, faz parte do Gabinete de Crise montado no Centro Integrado de Comando e Controle, para atuar de forma conjunta com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Polícia Militar (PM), na ação de retirada de todos os veículos  estacionados na avenida Almirante Barroso, em frente ao 2° BIS.

Por volta de 19h, todos os veículos foram retirados e os grupos antidemocráticos, que se mantém no local há cerca de três meses,  continuam na calçada. Os agentes da Semob também atuam na área da principal via de Belém fazendo o monitoramento do trânsito, que permanecia com o fluxo normal.

Envio – O governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, também se manifestou nas redes sociais lamentando os atos de violência.

“o Governo do Pará está enviando para Brasília 60 policiais do Comando de Missões Especiais e Batalhão de Choque em apoio ao Governo Federal para ajudar o país a voltar à normalidade”.

Governador Helder Barbalho
MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »