Governo do Pará ultrapassa mais de 8 mil entregas de títulos de terra em 2022
Balanço do Instituto de Terras do Pará destaca ainda outras iniciativas de promoção da regularização fundiária e ambiental no Estado
- “É uma conquista que tenho, porque pretendo trabalhar na agricultura até o final da minha vida. O sentimento que tenho é de prosperar na vida com tudo legalizado”
Por muitos anos, a professora Chirley da Silva se preocupava por não ter a garantia da casa própria. A angústia chegou ao fim quando ela recebeu, este ano, do Governo do Pará, o título de propriedade em Marituba, município da Região Metropolitana de Belém. “Eu esperava muito pelo título, porque isso era uma coisa que eu ficava preocupada. Agora, tenho uma garantia. Está tudo no meu nome, tudo direitinho. É um benefício para mim e para a minha família”, ressalta a professora.
Em 2022, o governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Pará entregou muitos títulos de propriedade aos paraenses. A maior ação foi no município de Acará, na Região de Integração Tocantins, beneficiando 509 famílias de uma só vez.
Desde o início da atual gestão, em 2019, mais de 90, entre os 144 municípios paraenses, já receberam os serviços de regularização fundiária do Iterpa. Quase 13 mil documentos foram expedidos e entregues, incluindo títulos definitivos individuais rurais e urbanos, títulos para comunidades quilombolas e tradicionais agroextrativistas, e áreas patrimoniais.
O Iterpa promoveu mais de mil titulações para Projetos de Assentamentos Sustentáveis e Projetos Agroextrativistas. Foram mais de 4.311 km² regularizados em áreas quilombolas e comunidades tradicionais. Um aumento no serviço público de regularização fundiária de mais de 670%, em relação à gestão anterior.
Acesse o conteúdo completo clicando aqui.
Com informações da Agência Pará.
Venha fazer parte dos nossos grupos do telegram.