Estado entrega orla da Beira-mar reconstruída, fortalecendo o turismo em Salinópolis
Há anos sendo atingido pela erosão, o espaço na Praia do Maçarico agora é um atrativo para moradores e turistas que procuram as belezas da costa atlântica paraense
- “Com esta obra fizemos a contenção das erosões. Uma obra estruturada para aguentar a força das águas, permitindo não apenas que possamos trazer o embelezamento a esse espaço, mas garantido, acima de tudo, a contenção da maré e a segurança para as pessoas, e ainda trazendo um novo ponto de encontro, um novo ponto para o turismo e lazer em Salinópolis"
As erosões tinham praticamente destruído toda essa região, já avançando com a força das águas até muito próximo, inclusive das edificações, das casas, dos prédios, trazendo um perigo enorme para a comunidade deste entorno”, disse o governador Helder Barbalho ao entregar a nova orla da Beira-Mar na sede municipal de Salinópolis, no nordeste paraense, nesta quinta-feira . Um dos municípios mais visitados do Pará, com suas praias oceânicas e muitos outros atrativos naturais, Salinas passa a contar com uma nova orla totalmente reconstruída e urbanizada, potencializando o turismo, a preservação ambiental e o desenvolvimento social na Região de Integração Rio Caeté, que abrange municípios da chamada Zona do Salgado. A nova orla urbanizada, dotada de segurança e várias opções de lazer, atende ao anseio dos moradores e já encanta os visitantes, como o turista português Carlos Beirão. Estou contente pela orla assim, e pelo governador Helder, que fez uma coisa que ninguém fez.
Na área da antiga pracinha, os 1.200 metros de extensão da orla vinham sendo atingidos pela erosão, comprometendo a Avenida Beira-mar, que também conta agora com um muro de arrimo para contenção das águas. Nova estrutura – O projeto de reconstrução da orla incluiu uma quadra de tênis, academia, quadra poliesportiva e pracinha, além de intervenções urbanísticas que preservaram o traçado original. Para o morador Guilherme Santos Pereira, que estuda próximo à orla, o novo espaço vai melhorar a vida de todos. “Moro aqui em Salinas há bastante tempo, e frequentava muito a orla.
Carrinhos padronizados entregues aos vendedores
A cada ano, Salinópolis recebe mais de 900 mil visitantes do Pará, de outros estados brasileiros e do exterior, principalmente durante as férias escolares, feriados e nas festas de fim de ano. O município, com mais de 40 mil habitantes, é um dos destinos de veraneio mais procurados no Estado. Hotéis, pousadas e bares se concentram na orla central e na Praia do Atalaia, a mais frequentada, fazendo do turismo a grande vocação econômica de Salinas.
Acesse o conteúdo completo clicando aqui.
Com informações da Agência Pará.
Venha fazer parte dos nossos grupos do telegram.