Em 2022 a SEGUP do Pará descentralizou ações pelo Estado e consolidou integração
- Dentro da iniciativa do projeto ‘Segurança Por Todo o Pará’ existe o cuidado da promoção da valorização da tropa e também investimentos em componentes e estruturas que auxiliem o efetivo no combate à criminalidade.
Ações de segurança por todo o Pará integraram órgãos, gestores, comando regionais e tropas locais em em todas as regiões Nos quatro anos da atual gestão, integração tem sido o mote principal das ações realizadas pelo Sistema de Segurança Pública para a redução da criminalidade nesse período. Uma das políticas públicas implementadas e estruturadas foi o projeto “Segurança Por Todo o Pará” que reuniu órgãos, gestores, comando regionais e tropas locais em operações em todas as Regiões Integradas do Estado. Ao todo, foram instalados 13 Comitês Integrados de Segurança Pública e Defesa Social com seus respectivos Planos Táticos direcionados ao enfrentamento da violência e da criminalidade nas demais Regiões Integradas de Segurança Pública . Em 2020, o projeto foi apresentado nas RISP’s com oficinas monitoradas por agentes de segurança pública locais, visando traçar estratégias e montar um plano de ação eficaz para combater a criminalidade na região.
Redução de mortes violentas e queda no número de roubos são indicativos de que a política de segurança está no rumo certoEm fevereiro deste ano, a Segup iniciou a operacionalização com a meta de dar prosseguimento ao declínio de criminalidade que o Pará vem experimentando nesses quase quatro anos. De fato, é uma nova realidade que o Pará experimenta tanto na capital como no interior, pontua o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. “Nós instalamos o ‘Segurança Por Todo o Pará’ em todas as regiões integradas de segurança pública do Estado.
Ação aliada à dados
Soma ao projeto, a plataforma de relatório de análise de resultados , ferramenta esta que integra o Programa de Análise de Resultados de Gestão Estratégica, Administrativa e Operacional , sendo este também uma peça integrante do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social , com 172 ações estratégicas para os próximos 10 anos. Ações estratégicas, metas e resultados por região e município são peças fundamentais para o êxito das políticas de segurançaPara o gerente do projeto ‘Segurança Por Todo o Pará’, coronel PM Castro Alves, a ferramenta traz uma dinâmica em que os próprios Comitês Integrados analisam e ajustam as ações desencadeadas nas RISP’s e que deve receber continuidade no próximo ano. Os Comitês Integrados de Segurança Pública e Defesa Social – CISPEDS estarão juntos nessa empreitada, não apenas controlando as metas, mas também acompanhando o desenvolvimento das etapas”, destacou o gerente.
Acesse o conteúdo completo clicando aqui.
Com informações da Agência Pará.
Venha fazer parte dos nossos grupos do telegram.