Junta Comercial do Pará fecha 2022 com ações de fomento para ambiente negócios
O ano de 2022 foi um ano de desafios e vitórias conquistadas pela Junta Comercial do Pará , que manteve os investimentos em tecnologias para desburocratizar o ambiente de negócios no Estado. Entre as principais ações da Jucepa, destaque para a isenção de preço público em virtude das fortes chuvas que atingiram à região e da elevação dos rios Tocantins e Itacaiúnas.
Ambiente de Negócios
O tempo para abertura de empresas no Estado, em 2021, em média, era de 2 dias e 6 horas. Em 2022, este tempo passou a ser de 1 dia e 11 horas, um recorde na série histórica, com queda de 18 horas (34%) em relação ao ano de 2021
Carteira Empresarial
As duas formas da carteira utilizam a leitura do QR-Code são permanentemente atualizadas, a partir de qualquer dado modificado como participação societária, aumento de cotas, novo sócio. O documento resgata a autoestima e valoriza essa profissão, peça-chave para o desenvolvimento da economia«, ressaltou a vogal. Outro fato importante foi a assinatura do Termo de Posse dos 15 novos concursados da Jucepa, reforçando o atendimento e o registro mercantil do Estado.
Plataforma digital para auxiliares do Comércio
Com essa ferramenta, administradores de armazém geral, trapicheiro, tradutor público e intérprete comercial, bem como, o leiloeiro oficial público terão acesso a todo esses procedimentos pela internet, em uma plataforma 100% digital, sem precisar se deslocar-se até à Jucepa para realizar qualquer tipo de serviço ou solicitação. A presidente da Jucepa, Cilene Sabino ressalta o empenho da autarquia em oferecer sempre os melhores serviços para os seus usuários.
Livro Digital Automático
O livro digital passou a ser analisado de forma automática e liberado para o usuário imediatamente após o envio e processamento do documento.
Tele Jucepa
Além disso, o atendente do Tele Jucepa poderá abrir um chamado no sistema de suporte ao cliente, formalizando a demanda a usuário.»O atendimento call center é uma forma humanizada de atender a todos que nos procuram com dúvidas, sugestões, ou críticas, e com isso aperfeiçoar cada vez mais o nosso trabalho«, afirmou Cilene Sabino.
Projeto ‘Jucepa por Todo o Pará’
Com os objetivos de fomentar a economia, por meio de capacitação sobre o processo de abertura e licenciamento empresarial, fortalecer a Redesim e aumentar a competitividade, o Governo do Pará, via Junta Comercial do Estado , lançou no mês de abril, no teatro do Liceu de Música do Pará, no município de Bragança, na região Nordeste, o Projeto Jucepa por Todo o Pará. Com menos burocracia e mais agilidade, a Jucepa espera fomentar um crescimento até dez vezes maior de empreendimentos.
Entregas
Onde os empreendedores têm acesso a todos os serviços da Junta Comercial, sem precisar se deslocar para outras cidades. A descentralização da Junta Comercial busca garantir maior celeridade e menos custos para quem deseja abrir, alterar ou mesmo dar baixa em uma empresa.
Biblioteca Pública
Com cerca de 400 livros, o espaço funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 13h, e os empréstimos estão disponíveis aos servidores da Jucepa e as consultas estendem-se ao público externo. Encerrando as celebrações dos 146 anos e I Congresso de Registro de Pessoa Jurídica, a Junta Comercial do Estado do Pará entregou neste final de ano, em Belém, o Espaço Cultural Público Laércio Barbalho.
Espaço Cultural Público
O Espaço Cultural Público Laércio Barbalho ficará na sede da Jucepa, no bairro de São Brás, em Belém. «A Jucepa, ao longo de 146 anos, registrou mais de um milhão de empresas no Pará, e deixou de ser simplesmente um órgão de registro para se transformar em um órgão de fomento da economia, e agora vai disponibilizar todo esse acervo histórico, belíssimo para população», afirma a presidente da autarquia, Cilene Sabino.
Leia o conteúdo completo clicando aqui.
Com informações da Pará.
Venha fazer parte dos nossos grupos do telegram.