A missão é um enorme desafio: gerir o Regime Próprio de Previdência Social dos servidores efetivos municipais de Belém, de forma responsável, célere, equilibrada e transparente; garantir os direitos dos segurados e de seus dependentes; e atuar pela valorização dos servidores municipais: missão que o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém cumpre com trabalho e responsabilidade.
O IPMB é a autarquia municipal gestora da concessão dos benefícios previdenciários de aposentadoria e de pensão por morte. E conquistou, pela inovação, significativos avanços na modernização da Previdência Municipal de Belém, em dois anos da gestão do prefeito Edmilson Rodrigues.
Censo Previdenciário
Em 2022, o IPMB deu início ao Censo Previdenciário de atualização da base de dados dos segurados e seguradas do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS do Município de Belém. O censo é obrigatório e realizado a cada cinco anos. Pela primeira vez, é realizado totalmente on-line, com acesso por meio dos sites do IPMB e Prefeitura, e do aplicativo de celular «Meu RPPS».
O censo conta também com a aplicação de uma pesquisa socioeconômica voltada ao desenvolvimento de políticas destinadas aos segurados do RPPS.
À época do lançamento, o prefeito Edmilson Rodrigues destacou a importância da ação.
Ferramentas Tecnológicas
Entre janeiro de 2021 e dezembro de 2022, 14 novas ferramentas tecnológicas – entre aplicativos, sistemas e módulos – foram implantadas ou estão em fase de implantação no Instituto. No total, o IPMB já conta com 11 novos módulos digitais em funcionamento.
As novas tecnologias possibilitaram à autarquia oferecer serviços com mais agilidade aos servidores efetivos municipais e aos aposentados e pensionistas da Previdência Municipal.
Aplicativo
Uma das importantes inovações foi o aplicativo «Meu RPPS», que facilitou a vida dos beneficiários e segurados do Instituto.
Por meio do app, os aposentados e pensionistas municipais passaram a fazer a Prova de Vida à distância de modo prático, rápido e seguro.
Atualmente, o aplicativo registra cerca de 15 mil acessos para download da ferramenta em dispositivos de telefonia móvel no município de Belém.
Leia o conteúdo completo clicando aqui.
Com informações da Agência Brasil.
Venha fazer parte dos nossos grupos do telegram.