Pará

Conselheiros apresentam resultados das ações em Unidades de Conservação de Monte Alegre

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade , por meio da Gerência da Região Administrativa da Calha Norte , realizou na sexta-feira a última reunião ordinária do Conselho Gestor das Unidades de Conservação Parque Estadual Monte Alegre e da Área de Proteção Ambiental Paytuna. Na reunião foram apresentados os resultados das ações e serviços voltados para a preservação e conservação das em 2022. Já o conselho Gestor da Apa Paytuna tem sete representantes de instituições do poder público e sete da sociedade civil. ParáDurante a apresentação dos projetos, a gerente Patrícia Messias ressaltou a importância do encontro para o fechamento do exercício e o debate sobre a elaboração e implementação de ações para o próximo ano.

Ela reforçou ainda o potencial turístico das UCs, em especial o ecoturismo e o turismo de base comunitária, como fator de desenvolvimento regional e incentivo à preservação e conservação das riquezas naturais. Interação – A titular do Ideflor-Bio, Karla Bengtson, enfatizou que o Conselho Gestor é o principal instrumento que as Unidades de Conservação têm para interagir com a comunidade do entorno, a fim de promover uma gestão compartilhada entre o órgão administrador e a sociedade. A atribuição de um Conselho consiste prioritariamente em identificar membros governamentais e da sociedade civil que possam ser mobilizados a participar do gerenciamento das unidades. Para fazer parte do Conselho é preciso ter conhecimento, deliberar, opinar e divulgar as questões relacionadas às UCs.

A Área de Proteção Ambiental Paytuna é uma Unidade de Conservação que pertence à categoria de Uso Sustentável, localizada integralmente no município de Monte Alegre, abrangendo uma área de 58.251 hectares. Seu objetivo é conservar e recuperar os ecossistemas naturais, visando à melhoria da qualidade de vida dos moradores da área, por meio do desenvolvimento de atividades pautadas na conservação ambiental, no ordenamento territorial e na sustentabilidade produtiva. O Parque Estadual Monte Alegre é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, que se destaca por seu peculiar ecossistema e beleza cênica. Criado pela Lei Estadual n 6.412, de 09 de novembro de 2001, teve seus limites retificados pela Lei Estadual n 7.692, de 03 de janeiro de 2013.

Leia o conteúdo completo clicando aqui.

Com informações da Agência Pará.

Venha fazer parte dos nossos grupos do telegram.

Grupo Telegram Pará

Grupo do Telegram Belém

Grupo do Telegram Ananindeua

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »