Pará

Usuários do SUS contam com métodos preventivos pré e pós-exposição ao HIV

A Secretaria de Estado de Saúde Pública lembra que o Sistema Único de Saúde disponibiliza aos seus usuários as Profilaxias Pré-Exposição ao HIV e Pós-Exposição ao HIV , que integram a Política de Atenção ao HIV/Aids.

A PrEP prevê o uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus. A finalidade é prevenir a infecção pelo HIV e contribuir para redução de novos casos.

Segundo o farmacêutico Hoberdan Monteiro, da Coordenação Estadual de IST/Aids, a pessoa interessada no uso da PrEP deve entender bem o que é essa estratégia e como ela se insere no contexto do gerenciamento do seu próprio risco de adquirir a infecção pelo HIV, de forma a avaliar sua motivação para iniciar o uso da profilaxia. “É importante avaliar epidemiologicamente o usuário, para identificar se ele se enquadra ao perfil de vulnerabilidade para realizar o uso da profilaxia”.

Ele explicou que a análise dos critérios de elegibilidade para a PrEP deve ocorrer dentro de uma relação de vínculo e confiança entre a pessoa e o profissional de saúde, que permita compreender as situações de vulnerabilidades e de riscos envolvidos nas práticas sexuais, assim como as condições objetivas de adesão ao uso do medicamento.

Cabe ao profissional de saúde avaliar a motivação do usuário em aderir ou não à PrEP. “Para as pessoas que demonstram claramente sua vontade de iniciar a profilaxia e apresentam práticas de alto risco de infecção pelo HIV, estudos indicam que a PrEP é significativamente mais protetora quanto menor o tempo de espera do usuário”, comentou.
Hoberdan Monteiro ressaltou que a PrEp não previne as demais ISTs ou as hepatites virais, por isso, é importante orientar a pessoa sobre o uso de preservativos, higienização das mãos e partes íntimas antes e depois das relações sexuais.

Para a indicação do uso de PrEP também é fundamental que seja excluída clínica e laboratorialmente o diagnóstico prévio de infecção pelo HIV. Para isso, é recomendado que o usuário realize teste rápido anti-HIV com amostra de sangue total obtida por punção digital ou venosa , soro ou plasma.

Leia o conteúdo completo clicando aqui.

Com informações da Agência Pará.

Venha fazer parte dos nossos grupos do telegram.

Grupo Telegram Pará

Grupo do Telegram Belém

Grupo do Telegram Ananindeua

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »