BelémPará

Câmara aprova criação da Secretaria de Turismo, financiamento para macrodrenagem e o orçamento para 2023

Mais incentivo ao turismo; nova redação da lei que autoriza financiamento internacional para saneamento; e o novo orçamento municipal de 2023. Esse foi o resultado da sessão extraordinária da Câmara Municipal de Belém, na manhã desta quinta-feira, 15.
Os vereadores aprovaram os três projetos enviados pelo prefeito Edmilson Rodrigues para apreciação do legislativo municipal.
O primeiro da pauta em plenário altera os artigos 1 e 4 da Lei n 9.687/2021, que autoriza o prefeito de Belém a realizar operação de crédito com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata de até US$ 60 milhões de dólares para custear as obras de saneamento na bacia hidrográfica do igarapé Mata Fome.

Macrodrenagem

Sobre o Mata Fome, antes se chamava Programa de Urbanização e Infraestrutura Urbana, agora foi aprovada a mudança de nomenclatura para Programa de Macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Mata Fome do Pará .
Também houve a vinculação de receitas tributárias, tanto as oriundas de transferência constitucional, quanto as originadas no próprio município, como contrapartida à garantia da União ao financiamento. As mudanças são necessárias para o aval da União ao empréstimo internacional e foram solicitadas pelo Ministério da Economia, por meio da Comissão de Financiamento Externo .
A direção do Fonplata aprovou, na última terça-feira, 13, o financiamento de US$ 60 milhões de dólares para o Programa, que vai sanear uma área em que vivem 140 mil pessoas nos bairros da Pratinha, Tapanã, São Clemente e Parque Verde.

Secretaria de Turismo

Os vereadores também aprovaram a transformação da Coordenadoria Municipal de Turismo em Secretaria Municipal de Turismo , que a partir da sanção da lei vai planejar, promover e fomentar o setor no município, assim como incorporar o acervo, o patrimônio, as receitas e os contratos da antiga Coordenadoria.
O tema gerou debate entre os parlamentares. Vários vereadores subiram à tribuna para defender a criação da Sectur.
«Uma cidade como Belém não pode deixar de ter uma Secretaria para cuidar do Turismo», destacou o vereador Mauro Freitas .
«Belém tem o Círio de Nazaré que atrai milhares de turistas todos os anos e que precisam de atenção do município», disse Josias Higino . Higino é evangélico e apoia em especial o fomento ao turismo religioso.
Fabrício Gama argumentou que «a criação da Sectur é importante para alavancar a indústria do turismo e gerar renda, emprego e mais receita de impostos ao município». O mesmo argumento foi defendido por Miguel Rodrigues , Zeca do Barreiro e Juá Belém .
Já o vereador Pablo Farah destacou que Belém oferece várias atrações para o turista.

Leia o conteúdo completo clicando aqui.

Com informações da Agência Belém

Venha fazer parte dos nossos grupos do telegram.

Grupo Telegram Pará

Grupo do Telegram Belém

Grupo do Telegram Ananindeua

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »