Pará

Evento ‘Floresta Pará 2022’, do Ideflor-Bio, recebe certificação de Neutralização

O evento, realizado entre os dias 8 e 10 de novembro de 2022, em Belém, na Estação das Docas, teve como objetivo integrar os diversos segmentos que promovem o uso sustentável dos recursos florestais e a socialização do conhecimento técnico, científico, cultural e de saberes, com o propósito de promover a expansão do desenvolvimento sustentável de base florestal no Pará. O título foi conferido ao Instituto pela empresa de consultoria em sustentabilidade Eccaplan, por meio do programa Evento Neutro, de gerenciamento e compensação de gases de efeito estufa. O Floresta Pará foi realizado pelo Governo do Estado, por meio do Ideflor-Bio, com o compromisso de ser Carbono Neutro.

Os projetos podem ser conferidos, por meio do código QR Code impresso no certificado ou no link, acesse aqui.

Ideflor aposta em projetos de reaproveitamento de resíduosA presidente do Ideflor-Bio, Karla Bengtson, reforça que adoção de medidas sustentáveis com objetivo de evitar, quantificar e compensar as emissões de CO2 na atmosfera, contribuem significantemente para a qualidade de vida no planeta, e fortalecem as ações efetivas do Estado para conter o aquecimento global, diante da Agenda 2030 que envolve 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável , assumidos pelo governo do Estado do Pará.

Inventário

O inventário do evento destinou-se às fontes geradoras de gases de efeito estufas ligadas ao consumo de combustíveis fósseis em geradores de energia, preparo de alimentos, transporte de pessoas e materiais, além do consumo de energia elétrica e a produção de resíduos . Esta contabilização das emissões ocorreu nas etapas de montagem e desmontagem, assim como durante o evento, propriamente dito. Ao todo, foram coletados 707,78 Kg de resíduos nos três dias de evento. O trabalho realizado pela Recicle integra as ações propostas pelo evento, adotando soluções e serviços de redução dos impactos ambientais e promoção de uma cultura sustentável para o público do evento.

“O Governo do Pará, por meio do Ideflor-Bio, ao longo dos anos vem desenvolvendo ações apoiando o tripé da gestão sustentável dos recursos naturais e reconhecendo o potencial e a contribuição dos saberes da floresta. Nesse viés, programas, projetos e ações na região amazônica estão sendo desenvolvidos tendo como mote o desenvolvimento ambiental sustentável, justo e econômico. A neutralização de emissões de gases de efeito estufa, através de Projetos REDD+ não só combatem diretamente as mudanças climáticas, como também evitam o desmatamento da Floresta Amazônica, preservam os ecossistemas e apoiam o desenvolvimento socioeconômico local”.

Conteúdo completo na Agência Pará

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »