Prefeitura quer tornar Belém capital brasileira dos direitos humanos
A SecDH tem um objetivo e uma estratégia a perseguir: garantir que Belém seja a capital dos Direitos Humanos», destaca o secretário de Cidadania e Direitos Humanos de Belém, Maike Kumaruara. «Nesse sentido, a secretaria desenvolve ações estratégicas como o projeto Escola de Cidadania, que consiste em um processo de formação em Direitos Humanos fundamentados em três eixos: a escola, a comunidade e o serviço público.
“Os direitos humanos, além de ser civis e políticos, são também econômicos, culturais e sociais”, lembra Maike Kumaruara.
Diversidade sexual
Outro ponto muito importante da gestão, no que diz respeito aos Direitos Humanos, são as ações de garantia dos direitos da população LGBTIA + na cidade, desenvolvidas pela Coordenadoria de Diversidade Sexual .
Antirracismo
Uma importante conquista para as pautas raciais em Belém foi a criação, pelo prefeito Edmilson Rodrigues, da Coordenadoria Antirracista de Belém , já no começo da gestão, em fevereiro de 2021. A Coant é o órgão responsável por garantir direitos das populações negras, indígenas, quilombolas e tradicionais na cidade.
Proteção à mulher
A Prefeitura de Belém entende que as mulheres necessitam de políticas públicas específicas.
A Coordenadoria da Mulher de Belém desenvolve durante todo o ano ações voltadas à proteção e garantia dos direitos fundamentais ao gênero.
População de rua
A Casa Rua, projeto pioneiro no Brasil de assistência à população em situação de rua, é outra ação da Prefeitura de Belém.
A Casa Rua garante os direitos fundamentais negados cotidianamente a estes cidadãos.
SPDDH
A Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos fica na Travessa 25 de Junho, 215-A, Guamá, próximo à Barão de Igarapé-Miri.
Com informações da agência Belém