Cinco cidades realizam eleições municipais neste domingo
Em quatro, serão eleitos prefeitos e, em uma, vereadores
Cinco cidades no país realizam eleições neste domingo (11). Os municípios de Leme (SP), Ribeirão Pires (SP), Baixio (CE) e Divisa Alegre (MG) vão escolher novos prefeitos e vice-prefeitos, cujos mandatos irão até dezembro de 2024. Em Monte Horebe (PB), a eleição suplementar ocorre para os cargos de vereador. A votação teve início às 8h e termina às 17h.
Em Leme, o então prefeito e candidato à reeleição em 2020, Wagner Ricardo Antunes Filho , conhecido como Wagão, venceu a disputa municipal com 46,8% dos votos. No entanto, foi condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e tornou-se inelegível. O registro de sua candidatura foi indeferido pela Justiça Eleitoral paulista em primeira e segunda instâncias, decisão confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral . Em Ribeirão Pires, o prefeito entre 2009 e 2012, Clovis Volpi, venceu as eleições de 2020 com 45,91% dos votos válidos.
No entanto, suas contas relativas ao exercício de 2012 foram rejeitadas em definitivo pelo TJSP. Segundo o TRE-SP, a chapa do prefeito passou a ser inelegível, e a cassação foi confirmada com base na Lei da Ficha Limpa.
Baixio
Em Baixio, o TRE-CE cassou os diplomas do prefeito e do vice-prefeito, José Humberto Moura Ramalho e José Donizete Viana Cavalcante, por abuso de autoridade.
Divisa Alegre
Em Divisa Alegre, a prefeita eleita, Renilda Pereira de Sousa e Silva , teve a candidatura indeferida pelo TSE por apresentar o pedido de registro, em substituição à então candidata Célia das Virgens, fora do prazo legal de 20 dias antes da eleição.
Monte Horebe
Ao todo, 23 municípios já realizaram eleições suplementares em 2022.
Já em Monte Horebe , haverá eleição para vereadores.
Com informações da Agência Brasil